O espaços escolares em nossa sociedade atual convive com diversas realidades que dia após dia, necessitam de reflexões e ações que busquem contribuir de forma positiva na vida dos cidadãos e futuras gerações, sendo importante estimular a reflexão sobre diálogos e ações acerca da inclusão e sustentabilidade. Nesse sentido, é notável o crescente número de crianças e jovens PcD (Pessoa com Deficiência), cuja realidade precisam de ações pedagógicas que favoreçam à acessibilidade, inclusão, o acesso e participação nas atividades escolares com vistas a uma Objetivo: Desenvolver de forma sustentável e criativa o ensino-aprendizagem do Componente Curricular Educação Física para estudantes com deficiência. Metodologia: O projeto aconteceu seguindo a seguinte sequência: Seleção dos materiais a serem reaproveitados e correlação didática; Construção dos materiais/equipamentos para uso coletivo; Execução das aulas com o uso dos materiais; Avaliação das aulas a partir da observação e/ou escuta dos discentes. Resultados: A prática pedagógica desenvolvida nas aulas de Educação Física apresenta uma avaliação positiva, no que pese à recomposição lúdica e criativa da aprendizagem, a partir do tema da educação anticapacitista, a qual confere pensar em equidade e igualdade, que são fatores cruciais para a busca da erradicação do racismo estrutural e o desenvolvimento integral do aluno. Conclusão: Através da construção dos equipamentos para as aulas de Educação Física, foi possível favorecer vivências exitosas aos alunos com TEA, TDAH, Síndrome de Down, Deficiência visual e outros, estimulando a melhora das habilidades motoras, cognição, autonomia, confiança, bem como criatividade, pois a partir dos objetos criados e utilizados em aula, possibilitamos aos alunos novo olhar do que seria lixo, buscando também ressignificar o uso de materiais que seriam descartados no lixo e passando a dar novo sentido e utilidade.