ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O BULLYING
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Os estudantes Altas Habilidades/Superdotação fazem parte dos grupos-alvos do bullying. Estes discentes apresentam elevado potencial em qualquer uma das seguintes áreas, de forma isolada ou combinada: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Podendo apresentar também, criatividade elevada, demasiado envolvimento com a aprendizagem e realização de tarefas de seu interesse. O bullying, torna-se, então, uma barreira para a inclusão deste grupo de pessoas em diversos contextos, principalmente no campo educacional. Objetiva-se, portanto, com este estudo, tratar das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) atrelada ao movimento de violência, o bullying, para trazer à luz as consequências de tal violência na vida deste grupo em específico. A metodologia para coleta de dados foi inspirada na revisão sistemática, e para a análise dos dados optou-se pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se, principalmente, que as pessoas com AH/SD são frequentemente vítimas do bullying, principalmente em ambientes culturalmente diversos. Como decorrência, apontamos transtornos psicológicos, dificuldades na vivência do processo de ensino e aprendizagem, nas relações interpessoais e na vida profissional e uma carência de artigos com foco na aprendizagem do estudante com AH/SD, sendo essa uma lacuna que ainda precisa de investigações. Além de publicações sobre o aparecimento de doenças psicossomáticas, que prejudicam a qualidade de vida, o que, nos últimos anos, tem sido usado como justificativa para enquadrar o bullying como um grave problema de saúde pública." 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