Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROEJA EDIFICA: APRENDIZAGEM PRÁTICA NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108247
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 328
    "inscrito_id" => 2356
    "titulo" => "PROEJA EDIFICA: APRENDIZAGEM PRÁTICA NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL"
    "resumo" => "Este artigo relata os resultados de um projeto de extensão que teve como o objetivo de preparar os alunos do curso Técnico em Edificações do PROEJA do IF Sertão PE - Campus Salgueiro, para atuarem como monitores/instrutores em minicursos práticos na área de construção civil a serem ofertados para os demais alunos de edificações da instituição (médio integrado e subsequente) e profissionais da área. Para isto, o projeto seguiu as seguintes etapas metodológicas: identificou dentre os alunos do PROEJA as experiências e aptidões na área da construção civil, selecionou os alunos PROEJA que possuem interesse para ministrar os minicursos, elaborou os minicursos ofertados, aperfeiçoou os alunos PROEJA quanto às técnicas construtivas utilizadas como práticas nos minicursos, realização os minicursos para os profissionais e alunos da área de construção civil, aplicou-se questionário de satisfação dos monitores e alunos dos minicursos, certificação dos professores, monitores e alunos dos minicursos. Os alunos do PROEJA se sentiram parte integrante do convívio escolar e do aprendizado dos outros alunos da instituição e profissionais, em que anteriormente se sentiam excluídos da própria instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2356_TB328_03042024092956.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA CRUZ TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "educrtx@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108247
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 328
    "inscrito_id" => 2356
    "titulo" => "PROEJA EDIFICA: APRENDIZAGEM PRÁTICA NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL"
    "resumo" => "Este artigo relata os resultados de um projeto de extensão que teve como o objetivo de preparar os alunos do curso Técnico em Edificações do PROEJA do IF Sertão PE - Campus Salgueiro, para atuarem como monitores/instrutores em minicursos práticos na área de construção civil a serem ofertados para os demais alunos de edificações da instituição (médio integrado e subsequente) e profissionais da área. Para isto, o projeto seguiu as seguintes etapas metodológicas: identificou dentre os alunos do PROEJA as experiências e aptidões na área da construção civil, selecionou os alunos PROEJA que possuem interesse para ministrar os minicursos, elaborou os minicursos ofertados, aperfeiçoou os alunos PROEJA quanto às técnicas construtivas utilizadas como práticas nos minicursos, realização os minicursos para os profissionais e alunos da área de construção civil, aplicou-se questionário de satisfação dos monitores e alunos dos minicursos, certificação dos professores, monitores e alunos dos minicursos. Os alunos do PROEJA se sentiram parte integrante do convívio escolar e do aprendizado dos outros alunos da instituição e profissionais, em que anteriormente se sentiam excluídos da própria instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2356_TB328_03042024092956.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA CRUZ TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "educrtx@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este artigo relata os resultados de um projeto de extensão que teve como o objetivo de preparar os alunos do curso Técnico em Edificações do PROEJA do IF Sertão PE - Campus Salgueiro, para atuarem como monitores/instrutores em minicursos práticos na área de construção civil a serem ofertados para os demais alunos de edificações da instituição (médio integrado e subsequente) e profissionais da área. Para isto, o projeto seguiu as seguintes etapas metodológicas: identificou dentre os alunos do PROEJA as experiências e aptidões na área da construção civil, selecionou os alunos PROEJA que possuem interesse para ministrar os minicursos, elaborou os minicursos ofertados, aperfeiçoou os alunos PROEJA quanto às técnicas construtivas utilizadas como práticas nos minicursos, realização os minicursos para os profissionais e alunos da área de construção civil, aplicou-se questionário de satisfação dos monitores e alunos dos minicursos, certificação dos professores, monitores e alunos dos minicursos. Os alunos do PROEJA se sentiram parte integrante do convívio escolar e do aprendizado dos outros alunos da instituição e profissionais, em que anteriormente se sentiam excluídos da própria instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.