JOGO DE TABULEIRO PROMOVENDO ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108469 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 2610 "titulo" => "JOGO DE TABULEIRO PROMOVENDO ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO" "resumo" => "A proposta de atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) tem fundamentos e orientações nas políticas públicas e na legislação que envolve os estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Os aportes teóricos desta pesquisa fundamentam-se em Joseph Renzulli, referência para o estudo da compreensão e das possibilidades de atendimento desse público. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver e avaliar a efetividade de ações de enriquecimento curricular disponíveis para a organização do atendimento educacional especializado em sala de recurso multifuncional que atenda estudantes com AH/SD. Os objetivos específicos foram: elaborar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro como recurso didático para utilização nos espaços escolares e ambientes que desejam desenvolver as competências desse público. O jogo, produto educacional, denominado “Talentos em Ação” propõe o desenvolvimento de três tipos de atividades de enriquecimento curricular (tipo I, II e III) e pode contribuir para a identificação dos indicadores de AH/SD de estudantes que frequentam o Ensino Fundamental I (anos iniciais). Almeja proporcionar ao meio acadêmico avanços na área acerca das AH/SD. Caracterizam-se participantes da pesquisa: a professora pesquisadora na qualidade de regente da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o estudante com AH/SD e a sua família. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados roteiro de entrevista com a família, o inventário de interesses do estudante e o formulário descritivo para elaboração do recurso. Como resultado é possível apontar que as SRM organizadas e com profissionais da educação especial com conhecimento de suas atribuições, conhecimento das estratégias e recursos para atender o PAEE, especificamente para as AH/SD pode assegurar o enriquecimento curricular. O produto educacional alcançou os objetivos propostos, assim como, a investigação científica a partir das áreas de interesse do aluno por meio do AEE para AH/SD, com contribuições singulares para o estudante e sua constituição no mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 17 - Altas habilidades na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2610_TB629_12052024011236.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE ATAÍDE" "autor_nome_curto" => "Michelle Ataíde" "autor_email" => "michelle.ataide@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108469 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 2610 "titulo" => "JOGO DE TABULEIRO PROMOVENDO ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO" "resumo" => "A proposta de atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) tem fundamentos e orientações nas políticas públicas e na legislação que envolve os estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Os aportes teóricos desta pesquisa fundamentam-se em Joseph Renzulli, referência para o estudo da compreensão e das possibilidades de atendimento desse público. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver e avaliar a efetividade de ações de enriquecimento curricular disponíveis para a organização do atendimento educacional especializado em sala de recurso multifuncional que atenda estudantes com AH/SD. Os objetivos específicos foram: elaborar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro como recurso didático para utilização nos espaços escolares e ambientes que desejam desenvolver as competências desse público. O jogo, produto educacional, denominado “Talentos em Ação” propõe o desenvolvimento de três tipos de atividades de enriquecimento curricular (tipo I, II e III) e pode contribuir para a identificação dos indicadores de AH/SD de estudantes que frequentam o Ensino Fundamental I (anos iniciais). Almeja proporcionar ao meio acadêmico avanços na área acerca das AH/SD. Caracterizam-se participantes da pesquisa: a professora pesquisadora na qualidade de regente da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o estudante com AH/SD e a sua família. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados roteiro de entrevista com a família, o inventário de interesses do estudante e o formulário descritivo para elaboração do recurso. Como resultado é possível apontar que as SRM organizadas e com profissionais da educação especial com conhecimento de suas atribuições, conhecimento das estratégias e recursos para atender o PAEE, especificamente para as AH/SD pode assegurar o enriquecimento curricular. O produto educacional alcançou os objetivos propostos, assim como, a investigação científica a partir das áreas de interesse do aluno por meio do AEE para AH/SD, com contribuições singulares para o estudante e sua constituição no mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 17 - Altas habilidades na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2610_TB629_12052024011236.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE ATAÍDE" "autor_nome_curto" => "Michelle Ataíde" "autor_email" => "michelle.ataide@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }