Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB: SINGULARIDADES E COMPLEMENTARIEDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108470
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 631
    "inscrito_id" => 3175
    "titulo" => "A ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB: SINGULARIDADES E COMPLEMENTARIEDADES"
    "resumo" => "Tendo em vista que o cotidiano escolar é permeado por uma diversidade de desafios, a colaboração da equipe multidisciplinar nas escolas é essencial para garantir um suporte efetivo e personalizado aos estudantes. O presente artigo tem por objetivo apresentar as características do trabalho da equipe técnica da Educação Inclusiva do município de Guarabira, composta por Psicólogos (2), Psicopedagogo (1), Fonoaudiólogo (1), Assistente Social (1) e Enfermeiro (1). A metodologia utilizada foi a coleta de dados através do censo escolar, depoimentos dos profissionais, descrição dos fluxos e das ações específicas desenvolvidas, sejam individuais ou em grupos. A equipe atua com planejamentos, avaliações, palestras, vivências em grupos com diversos temas conforme a necessidade de cada escola, com elaboração de protocolos e cartilhas informativas, visitas domiciliares e encaminhamentos. Conclui-se que o trabalho em equipe, dentro de uma visão holística, integrando o olhar de profissionais de diversas áreas, atende melhor as necessidades específicas dos educandos, na medida que direciona o conhecimento dessas áreas na orientação dos pais/responsáveis, na formação de todos os profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do aluno no sentido mais amplo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3175_TB631_04062024142014.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA CLAUDINO DE PONTES"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "claudiapontespsi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108470
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 631
    "inscrito_id" => 3175
    "titulo" => "A ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB: SINGULARIDADES E COMPLEMENTARIEDADES"
    "resumo" => "Tendo em vista que o cotidiano escolar é permeado por uma diversidade de desafios, a colaboração da equipe multidisciplinar nas escolas é essencial para garantir um suporte efetivo e personalizado aos estudantes. O presente artigo tem por objetivo apresentar as características do trabalho da equipe técnica da Educação Inclusiva do município de Guarabira, composta por Psicólogos (2), Psicopedagogo (1), Fonoaudiólogo (1), Assistente Social (1) e Enfermeiro (1). A metodologia utilizada foi a coleta de dados através do censo escolar, depoimentos dos profissionais, descrição dos fluxos e das ações específicas desenvolvidas, sejam individuais ou em grupos. A equipe atua com planejamentos, avaliações, palestras, vivências em grupos com diversos temas conforme a necessidade de cada escola, com elaboração de protocolos e cartilhas informativas, visitas domiciliares e encaminhamentos. Conclui-se que o trabalho em equipe, dentro de uma visão holística, integrando o olhar de profissionais de diversas áreas, atende melhor as necessidades específicas dos educandos, na medida que direciona o conhecimento dessas áreas na orientação dos pais/responsáveis, na formação de todos os profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do aluno no sentido mais amplo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3175_TB631_04062024142014.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA CLAUDINO DE PONTES"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "claudiapontespsi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Tendo em vista que o cotidiano escolar é permeado por uma diversidade de desafios, a colaboração da equipe multidisciplinar nas escolas é essencial para garantir um suporte efetivo e personalizado aos estudantes. O presente artigo tem por objetivo apresentar as características do trabalho da equipe técnica da Educação Inclusiva do município de Guarabira, composta por Psicólogos (2), Psicopedagogo (1), Fonoaudiólogo (1), Assistente Social (1) e Enfermeiro (1). A metodologia utilizada foi a coleta de dados através do censo escolar, depoimentos dos profissionais, descrição dos fluxos e das ações específicas desenvolvidas, sejam individuais ou em grupos. A equipe atua com planejamentos, avaliações, palestras, vivências em grupos com diversos temas conforme a necessidade de cada escola, com elaboração de protocolos e cartilhas informativas, visitas domiciliares e encaminhamentos. Conclui-se que o trabalho em equipe, dentro de uma visão holística, integrando o olhar de profissionais de diversas áreas, atende melhor as necessidades específicas dos educandos, na medida que direciona o conhecimento dessas áreas na orientação dos pais/responsáveis, na formação de todos os profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do aluno no sentido mais amplo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.