A LITERATURA INFANTIL COMO PONTO DE PARTIDA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108250 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 332 "inscrito_id" => 2519 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL COMO PONTO DE PARTIDA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo tenciona dialogar sobre a importância da literatura na aquisição da leitura, bem como na formação do leitor, tendo como protagonistas dessa pesquisa os educandos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Por entendermos que a literatura infantil deve fazer parte da área do conhecimento de Linguagens, mais especificamente de Língua Portuguesa, é que enfatizamos, com base em alguns autores como Paulo Freire e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que o incentivo à leitura de livros de literatura deve ser constante na sala de aula. Desse modo, temos como objetivo investigar como acontece a inserção da literatura infantil durante as aulas de Linguagens e como a prática de leitura é incentivada para a formação de novos leitores e da competência leitora. Para isso, nos embasaremos no que diz a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no tocante a literatura infantil, formação do leitor e competência leitora. Como encaminhamento metodológico escolhemos a pesquisa bibliográfica, pois é a partir de conhecimentos já produzidos e estudados acerca de determinado assunto que embasaremos nossa pesquisa. Abordaremos nos resultados e discussão como a literatura infantil é introduzida nos componentes curriculares do código de Linguagens, mais especificamente na sala de aula, transformando-se como recurso facilitador do processo de aprendizagem da leitura. Para finalizarmos, ressaltamos que a literatura pode e deve ser utilizada, durante as aulas, como recurso que auxilia na aprendizagem de educandos que estão em pleno processo formativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2519_TB332_18032024193319.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARIA ARRAIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissaarrais2023@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108250 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 332 "inscrito_id" => 2519 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL COMO PONTO DE PARTIDA NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo tenciona dialogar sobre a importância da literatura na aquisição da leitura, bem como na formação do leitor, tendo como protagonistas dessa pesquisa os educandos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Por entendermos que a literatura infantil deve fazer parte da área do conhecimento de Linguagens, mais especificamente de Língua Portuguesa, é que enfatizamos, com base em alguns autores como Paulo Freire e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que o incentivo à leitura de livros de literatura deve ser constante na sala de aula. Desse modo, temos como objetivo investigar como acontece a inserção da literatura infantil durante as aulas de Linguagens e como a prática de leitura é incentivada para a formação de novos leitores e da competência leitora. Para isso, nos embasaremos no que diz a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no tocante a literatura infantil, formação do leitor e competência leitora. Como encaminhamento metodológico escolhemos a pesquisa bibliográfica, pois é a partir de conhecimentos já produzidos e estudados acerca de determinado assunto que embasaremos nossa pesquisa. Abordaremos nos resultados e discussão como a literatura infantil é introduzida nos componentes curriculares do código de Linguagens, mais especificamente na sala de aula, transformando-se como recurso facilitador do processo de aprendizagem da leitura. Para finalizarmos, ressaltamos que a literatura pode e deve ser utilizada, durante as aulas, como recurso que auxilia na aprendizagem de educandos que estão em pleno processo formativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2519_TB332_18032024193319.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARIA ARRAIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissaarrais2023@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }