O presente artigo tenciona dialogar sobre a importância da literatura na aquisição da leitura, bem como na formação do leitor, tendo como protagonistas dessa pesquisa os educandos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Por entendermos que a literatura infantil deve fazer parte da área do conhecimento de Linguagens, mais especificamente de Língua Portuguesa, é que enfatizamos, com base em alguns autores como Paulo Freire e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que o incentivo à leitura de livros de literatura deve ser constante na sala de aula. Desse modo, temos como objetivo investigar como acontece a inserção da literatura infantil durante as aulas de Linguagens e como a prática de leitura é incentivada para a formação de novos leitores e da competência leitora. Para isso, nos embasaremos no que diz a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no tocante a literatura infantil, formação do leitor e competência leitora. Como encaminhamento metodológico escolhemos a pesquisa bibliográfica, pois é a partir de conhecimentos já produzidos e estudados acerca de determinado assunto que embasaremos nossa pesquisa. Abordaremos nos resultados e discussão como a literatura infantil é introduzida nos componentes curriculares do código de Linguagens, mais especificamente na sala de aula, transformando-se como recurso facilitador do processo de aprendizagem da leitura. Para finalizarmos, ressaltamos que a literatura pode e deve ser utilizada, durante as aulas, como recurso que auxilia na aprendizagem de educandos que estão em pleno processo formativo.