Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

SUPERANDO O CAPACITISMO ATRAVÉS DE USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108017
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 1578
    "titulo" => "SUPERANDO O CAPACITISMO ATRAVÉS DE USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "resumo" => "O presente estudo adota uma metodologia qualitativa para investigar a influência da otimização tecnológica no enfrentamento do capacitismo e na promoção da inclusão. A metodologia inclui várias etapas: formulação do problema de pesquisa, desenvolvimento de um questionário, seleção e caracterização da amostra focada em pessoas com deficiência maiores de 18 anos, coleta e análise de dados, elaboração de um relatório de resultados, e considerações finais. Os resultados obtidos neste estudo, baseados nas respostas de 61 indivíduos com deficiência, demonstram uma percepção positiva sobre o papel das tecnologias digitais no combate ao capacitismo. Uma considerável maioria dos participantes, reconheceu que as tecnologias digitais oferecem benefícios significativos na superação de barreiras relacionadas ao capacitismo. Adicionalmente, uma fração dos respondentes relatou ter enfrentado frequentemente discriminação em função de sua deficiência. A pesquisa também revela que uma maioria acredita na capacidade do avanço tecnológico para mitigar o capacitismo. Este estudo, portanto, sugere um otimismo quanto ao potencial das tecnologias digitais em endereçar questões de capacitismo, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de soluções abrangentes para lidar com a complexidade do problema. O estudo também envolve uma revisão sistemática da literatura do tipo integrativa, realizada em bases de dados reconhecidas como Scopus, Web of Science e LITMAPS, com o intuito de compilar e analisar diversas perspectivas sobre o tema. O objetivo geral é avaliar como a otimização tecnológica contribui para o enfrentamento do capacitismo e para facilitar a inclusão, com base tanto na revisão da literatura quanto nos dados coletados pelo questionário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1578_TB26_22042024213000.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:54"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILY DILAMAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILY"
    "autor_email" => "coordenacao@tradicao.org"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108017
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 1578
    "titulo" => "SUPERANDO O CAPACITISMO ATRAVÉS DE USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "resumo" => "O presente estudo adota uma metodologia qualitativa para investigar a influência da otimização tecnológica no enfrentamento do capacitismo e na promoção da inclusão. A metodologia inclui várias etapas: formulação do problema de pesquisa, desenvolvimento de um questionário, seleção e caracterização da amostra focada em pessoas com deficiência maiores de 18 anos, coleta e análise de dados, elaboração de um relatório de resultados, e considerações finais. Os resultados obtidos neste estudo, baseados nas respostas de 61 indivíduos com deficiência, demonstram uma percepção positiva sobre o papel das tecnologias digitais no combate ao capacitismo. Uma considerável maioria dos participantes, reconheceu que as tecnologias digitais oferecem benefícios significativos na superação de barreiras relacionadas ao capacitismo. Adicionalmente, uma fração dos respondentes relatou ter enfrentado frequentemente discriminação em função de sua deficiência. A pesquisa também revela que uma maioria acredita na capacidade do avanço tecnológico para mitigar o capacitismo. Este estudo, portanto, sugere um otimismo quanto ao potencial das tecnologias digitais em endereçar questões de capacitismo, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de soluções abrangentes para lidar com a complexidade do problema. O estudo também envolve uma revisão sistemática da literatura do tipo integrativa, realizada em bases de dados reconhecidas como Scopus, Web of Science e LITMAPS, com o intuito de compilar e analisar diversas perspectivas sobre o tema. O objetivo geral é avaliar como a otimização tecnológica contribui para o enfrentamento do capacitismo e para facilitar a inclusão, com base tanto na revisão da literatura quanto nos dados coletados pelo questionário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1578_TB26_22042024213000.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:54"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILY DILAMAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARILY"
    "autor_email" => "coordenacao@tradicao.org"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente estudo adota uma metodologia qualitativa para investigar a influência da otimização tecnológica no enfrentamento do capacitismo e na promoção da inclusão. A metodologia inclui várias etapas: formulação do problema de pesquisa, desenvolvimento de um questionário, seleção e caracterização da amostra focada em pessoas com deficiência maiores de 18 anos, coleta e análise de dados, elaboração de um relatório de resultados, e considerações finais. Os resultados obtidos neste estudo, baseados nas respostas de 61 indivíduos com deficiência, demonstram uma percepção positiva sobre o papel das tecnologias digitais no combate ao capacitismo. Uma considerável maioria dos participantes, reconheceu que as tecnologias digitais oferecem benefícios significativos na superação de barreiras relacionadas ao capacitismo. Adicionalmente, uma fração dos respondentes relatou ter enfrentado frequentemente discriminação em função de sua deficiência. A pesquisa também revela que uma maioria acredita na capacidade do avanço tecnológico para mitigar o capacitismo. Este estudo, portanto, sugere um otimismo quanto ao potencial das tecnologias digitais em endereçar questões de capacitismo, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de soluções abrangentes para lidar com a complexidade do problema. O estudo também envolve uma revisão sistemática da literatura do tipo integrativa, realizada em bases de dados reconhecidas como Scopus, Web of Science e LITMAPS, com o intuito de compilar e analisar diversas perspectivas sobre o tema. O objetivo geral é avaliar como a otimização tecnológica contribui para o enfrentamento do capacitismo e para facilitar a inclusão, com base tanto na revisão da literatura quanto nos dados coletados pelo questionário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.