O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por deficiências nas áreas de comunicação, interação social e manifestações de comportamentos restritos, estereotipados e repetitivos. Apesar de ser um tema amplamente discutido na literatura atual, há numerosas incertezas a serem exploradas, motivando a investigação científica relacionada a crianças com TEA. Este artigo tem como objetivo principal examinar pesquisas científicas sobre o tema, realizando uma análise bibliométrica na base de dados científica Scopus Preview, com foco no uso de tecnologias assistivas na aprendizagem de crianças com TEA no período de 2018 a 2023. A metodologia incluiu o uso dos pacotes Bibliometrix e Biblioshiny para análise de dados, além do software Ms Excel® 2016 para a apresentação de tabelas e gráficos. Foram selecionados 78 artigos com base em critérios de elegibilidade para compor o conjunto de análise. A análise bibliométrica destacou deficiências significativas na esfera educacional, pois não se encontraram publicações em periódicos específicos. Destaca-se a importância desses estudos para a identificação de tendências na produção do conhecimento, incluindo o mapeamento dos países mais prolificamente envolvidos e os artigos mais proeminentes globalmente. Essa abordagem visa contribuir para o avanço do entendimento do TEA e promover a implementação de estratégias mais eficazes na educação e intervenção para crianças com esse transtorno.