Este artigo busca analisar a importância do processo de alfabetização e letramento numa dinâmica que embora ambos os termos sejam distintos devem acontecer de forma paralela no processo de ensino-aprendizagem na educação, aqui nosso foco será voltado a crianças com deficiência intelectual. Esses termos distintos foram confundidos como equivalentes na educação, porém entende-se que eles são como um quebra cabeça, que se encaixam um no outro unificando o processo. A alfabetização refere-se ao domínio do sistema de escrita alfabético, se relaciona com processo de aquisição das habilidades de ler e escrever. E letramento, ao processo de habilidade de ler, escrever e articulá-la com seu uso social. Por se tratar de ser um tema de suma importância na educação trazendo contribuições significativas, foi refletida a seguinte problemática em questão: quais os principais desafios do processo de alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual e a importância desse debate no contexto atual? No objetivo geral, apresentamos análises a partir de revisões literárias sobre a importância desses processos no que se diz respeito a aquisição de habilidades de leitura e escrita das crianças com deficiência intelectual. Optamos por uma pesquisa qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica, ancorada nos principais autores de comungam com tema como: FREIRE (2013), SOARES (2004) e FERREIRO (2015). Seguramente são muitos os desafios encontrados nesse processo, mas é papel da escola encontrar os melhores métodos para que todos/todas os alunos/alunas se alfabetizem. O professor alfabetizador precisa compreender a dinâmica de alfabetizar e letrar utilizando estratégias adequadas para o/a aluno/aluna com DI. Nesse viés a busca deve ser de todos os envolvidos no processo educativo, para que ambos possam identificar as dificuldades e potencialidades da criança. Esse conhecimento é fundamental para as adaptações curriculares.