A arte proporciona um ambiente valioso para a interação social das crianças de forma significativa, estimulando o desenvolvimento emocional, cognitivo e social de forma abrangente. Este estudo também busca analisar o papel das artes no contexto escolar com crianças na primeira infância, explorando a viabilidade da inclusão das artes plásticas como ferramenta educacional. Este trabalho é fundamentado na participação do projeto de extensão da UFPB-Universidade Federal da Paraíba do curso de psicopedagogia, realizado na escola Projeto Aponte, situada em João Pessoa. A escola, sem vínculos governamentais e totalmente gratuita, atende cerca de 40 crianças, distribuídas em dois turnos e três turmas de educação infantil: Jardim I, II e III. O planejamento metodológico envolveu três etapas: I) Estudo e planejamento da temática, com reuniões quinzenais entre os extensionistas e colaboradores do projeto; II) Implementação das ações práticas com as crianças, realizadas uma vez por mês em ambos os turnos, de acordo com as demandas da escola; e III) Elaboração de um cronograma de postagens nas redes sociais do projeto, abordando os principais artistas plásticos latino-americanos e, principalmente, brasileiros, com adaptações para serem aplicadas na educação infantil e início do ensino fundamental. Durante a execução das atividades práticas, foi possível observar a curiosidade e entusiasmo dos alunos, bem como a troca de experiências ao explorarem novas texturas, cores e aromas. Essas atividades, integradas às práticas educacionais, contribuíram para a formação da identidade, autoestima, motivação, sociabilidade e confiança das crianças, aspectos fundamentais para uma aprendizagem significativa, além de ampliar suas experiências para além do ambiente escolar.