A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A INTERAÇÃO SOCIAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108317 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 419 "inscrito_id" => 2942 "titulo" => "A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A INTERAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "A arte proporciona um ambiente valioso para a interação social das crianças de forma significativa, estimulando o desenvolvimento emocional, cognitivo e social de forma abrangente. Este estudo também busca analisar o papel das artes no contexto escolar com crianças na primeira infância, explorando a viabilidade da inclusão das artes plásticas como ferramenta educacional. Este trabalho é fundamentado na participação do projeto de extensão da UFPB-Universidade Federal da Paraíba do curso de psicopedagogia, realizado na escola Projeto Aponte, situada em João Pessoa. A escola, sem vínculos governamentais e totalmente gratuita, atende cerca de 40 crianças, distribuídas em dois turnos e três turmas de educação infantil: Jardim I, II e III. O planejamento metodológico envolveu três etapas: I) Estudo e planejamento da temática, com reuniões quinzenais entre os extensionistas e colaboradores do projeto; II) Implementação das ações práticas com as crianças, realizadas uma vez por mês em ambos os turnos, de acordo com as demandas da escola; e III) Elaboração de um cronograma de postagens nas redes sociais do projeto, abordando os principais artistas plásticos latino-americanos e, principalmente, brasileiros, com adaptações para serem aplicadas na educação infantil e início do ensino fundamental. Durante a execução das atividades práticas, foi possível observar a curiosidade e entusiasmo dos alunos, bem como a troca de experiências ao explorarem novas texturas, cores e aromas. Essas atividades, integradas às práticas educacionais, contribuíram para a formação da identidade, autoestima, motivação, sociabilidade e confiança das crianças, aspectos fundamentais para uma aprendizagem significativa, além de ampliar suas experiências para além do ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2942_TB419_09062024192011.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ FABRICIO AMORIM" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.amorim@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108317 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 419 "inscrito_id" => 2942 "titulo" => "A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A INTERAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "A arte proporciona um ambiente valioso para a interação social das crianças de forma significativa, estimulando o desenvolvimento emocional, cognitivo e social de forma abrangente. Este estudo também busca analisar o papel das artes no contexto escolar com crianças na primeira infância, explorando a viabilidade da inclusão das artes plásticas como ferramenta educacional. Este trabalho é fundamentado na participação do projeto de extensão da UFPB-Universidade Federal da Paraíba do curso de psicopedagogia, realizado na escola Projeto Aponte, situada em João Pessoa. A escola, sem vínculos governamentais e totalmente gratuita, atende cerca de 40 crianças, distribuídas em dois turnos e três turmas de educação infantil: Jardim I, II e III. O planejamento metodológico envolveu três etapas: I) Estudo e planejamento da temática, com reuniões quinzenais entre os extensionistas e colaboradores do projeto; II) Implementação das ações práticas com as crianças, realizadas uma vez por mês em ambos os turnos, de acordo com as demandas da escola; e III) Elaboração de um cronograma de postagens nas redes sociais do projeto, abordando os principais artistas plásticos latino-americanos e, principalmente, brasileiros, com adaptações para serem aplicadas na educação infantil e início do ensino fundamental. Durante a execução das atividades práticas, foi possível observar a curiosidade e entusiasmo dos alunos, bem como a troca de experiências ao explorarem novas texturas, cores e aromas. Essas atividades, integradas às práticas educacionais, contribuíram para a formação da identidade, autoestima, motivação, sociabilidade e confiança das crianças, aspectos fundamentais para uma aprendizagem significativa, além de ampliar suas experiências para além do ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2942_TB419_09062024192011.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ FABRICIO AMORIM" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.amorim@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }