Este estudo apresenta um panorama da produção científica que versa sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) no locus da educação matemática em interface com a educação inclusiva. O conceito do DUA está fundamentado em três princípios básicos (redes de aprendizagem) – de reconhecimento, estratégias e afetividade – relacionados ao desenvolvimento de um currículo flexível, que expressa remover barreiras ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante o mapeamento sistemático que se justifica pela possibilidade da identificação de produções cientificas sobre determinado assunto expostas por pesquisadores. Nesta pesquisa, a preocupação central é a caracterização dos estudos e não a realização de análise e inferências de qualidade. O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados em edições do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Como resultados, foram sistematizados em um portfólio bibliográfico 12 trabalhos. O portfólio bibliográfico evidencia as contribuições das pesquisas para a área de ensino de matemática, pois apresentam perspectivas e avanços sobre a temática em tela. Contudo, entendemos que a metodologia adotada nesse artigo não é inflexível, pois, permite que outros pesquisadores realizem seus mapeamentos identificando outros processos de categorização.