O QUE DESVELA AS PESQUISAS DO ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA SOBRE O DUA?
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108225 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 301 "inscrito_id" => 2450 "titulo" => "O QUE DESVELA AS PESQUISAS DO ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA SOBRE O DUA?" "resumo" => "Este estudo apresenta um panorama da produção científica que versa sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) no locus da educação matemática em interface com a educação inclusiva. O conceito do DUA está fundamentado em três princípios básicos (redes de aprendizagem) – de reconhecimento, estratégias e afetividade – relacionados ao desenvolvimento de um currículo flexível, que expressa remover barreiras ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante o mapeamento sistemático que se justifica pela possibilidade da identificação de produções cientificas sobre determinado assunto expostas por pesquisadores. Nesta pesquisa, a preocupação central é a caracterização dos estudos e não a realização de análise e inferências de qualidade. O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados em edições do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Como resultados, foram sistematizados em um portfólio bibliográfico 12 trabalhos. O portfólio bibliográfico evidencia as contribuições das pesquisas para a área de ensino de matemática, pois apresentam perspectivas e avanços sobre a temática em tela. Contudo, entendemos que a metodologia adotada nesse artigo não é inflexível, pois, permite que outros pesquisadores realizem seus mapeamentos identificando outros processos de categorização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2450_TB301_06062024123315.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE GABRIEL DANTAS SILVA" "autor_nome_curto" => "FELIPE GABRIEL" "autor_email" => "gabrielcz966@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108225 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 301 "inscrito_id" => 2450 "titulo" => "O QUE DESVELA AS PESQUISAS DO ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA SOBRE O DUA?" "resumo" => "Este estudo apresenta um panorama da produção científica que versa sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) no locus da educação matemática em interface com a educação inclusiva. O conceito do DUA está fundamentado em três princípios básicos (redes de aprendizagem) – de reconhecimento, estratégias e afetividade – relacionados ao desenvolvimento de um currículo flexível, que expressa remover barreiras ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante o mapeamento sistemático que se justifica pela possibilidade da identificação de produções cientificas sobre determinado assunto expostas por pesquisadores. Nesta pesquisa, a preocupação central é a caracterização dos estudos e não a realização de análise e inferências de qualidade. O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados em edições do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Como resultados, foram sistematizados em um portfólio bibliográfico 12 trabalhos. O portfólio bibliográfico evidencia as contribuições das pesquisas para a área de ensino de matemática, pois apresentam perspectivas e avanços sobre a temática em tela. Contudo, entendemos que a metodologia adotada nesse artigo não é inflexível, pois, permite que outros pesquisadores realizem seus mapeamentos identificando outros processos de categorização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2450_TB301_06062024123315.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE GABRIEL DANTAS SILVA" "autor_nome_curto" => "FELIPE GABRIEL" "autor_email" => "gabrielcz966@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }