A Inclusão tem se tornado cada vez mais presente no âmbito das pesquisas relacionadas à educação. Com a atualização e busca da adequação não apenas no tocante às estruturas físicas das escolas, mas também às formações continuadas dos professores, sujeitos e estruturas tem buscado maneiras de viabilizar esse direito que é de todos. Assim, a inclusão tem virado pauta de discussão a respeito de recursos e materiais, metodologias, formações, etc., que busquem a potencialização da aprendizagem do público alvo da educação inclusiva. Não distante desta realidade, o Ensino de Física também está se aproximando dessa temática, e materializando diversas pesquisas para a reflexão e o auxílio de gestores, professores, estudantes e as próprias comunidades nas quais estão inseridas as unidades escolares. Assim, o presente artigo realiza uma análise dos trabalhos que aproximam o Ensino de Física e a Inclusão, através da leitura de títulos e resumos de trabalhos que foram apresentados no Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, entre os anos de 2008 e 2019. O marco da Educação Inclusiva com a lei de Política Nacional de Inclusão é o pontapé que usou-se para realizar a pesquisa. A pesquisa traça-se de modo qualitativo, uma vez que se propôs a explorar os dados encontrados por um ponto de vista fenomenológico. Foi possível perceber que, ainda que pequena a quantidade de trabalhos que envolve a temática representa um aumento significativo quando comparado a outras épocas. Além disso, as produções nesta área vem crescendo gradualmente conforme os anos, o que vem ampliando significativamente as possibilidades de pesquisa tanto na pesquisa em ensino de física quanto na educação inclusiva.