Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FÍSICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISITA AO ENCONTRO DE FÍSICOS NORTE E NORDESTE (2008 A 2019)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108717
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 1700
    "titulo" => "FÍSICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISITA AO ENCONTRO DE FÍSICOS NORTE E NORDESTE (2008 A 2019)"
    "resumo" => "A Inclusão tem se tornado cada vez mais presente no âmbito das pesquisas relacionadas à educação. Com a atualização e busca da adequação não apenas no tocante às estruturas físicas das escolas, mas também às formações continuadas dos professores, sujeitos e estruturas tem buscado maneiras de viabilizar esse direito que é de todos. Assim, a inclusão tem virado pauta de discussão a respeito de recursos e materiais, metodologias, formações, etc., que busquem a potencialização da aprendizagem do público alvo da educação inclusiva. Não distante desta realidade, o Ensino de Física também está se aproximando dessa temática, e materializando diversas pesquisas para a reflexão e o auxílio de gestores, professores, estudantes e as próprias comunidades nas quais estão inseridas as unidades escolares. Assim, o presente artigo realiza uma análise dos trabalhos que aproximam o Ensino de Física e a Inclusão, através da leitura de títulos e resumos de trabalhos que foram apresentados no Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, entre os anos de 2008 e 2019. O marco da Educação Inclusiva com a lei de Política Nacional de Inclusão é o pontapé que usou-se para realizar a pesquisa. A pesquisa traça-se de modo qualitativo, uma vez que se propôs a explorar os dados encontrados por um ponto de vista fenomenológico. Foi possível perceber que, ainda que pequena a quantidade de trabalhos que envolve a temática representa um aumento significativo quando comparado a outras épocas. Além disso, as produções nesta área vem crescendo gradualmente conforme os anos, o que vem ampliando significativamente as possibilidades de pesquisa tanto na pesquisa em ensino de física quanto na educação inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1700_TB991_03072024120018.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Thiago Universi"
    "autor_email" => "thssphys@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108717
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 1700
    "titulo" => "FÍSICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISITA AO ENCONTRO DE FÍSICOS NORTE E NORDESTE (2008 A 2019)"
    "resumo" => "A Inclusão tem se tornado cada vez mais presente no âmbito das pesquisas relacionadas à educação. Com a atualização e busca da adequação não apenas no tocante às estruturas físicas das escolas, mas também às formações continuadas dos professores, sujeitos e estruturas tem buscado maneiras de viabilizar esse direito que é de todos. Assim, a inclusão tem virado pauta de discussão a respeito de recursos e materiais, metodologias, formações, etc., que busquem a potencialização da aprendizagem do público alvo da educação inclusiva. Não distante desta realidade, o Ensino de Física também está se aproximando dessa temática, e materializando diversas pesquisas para a reflexão e o auxílio de gestores, professores, estudantes e as próprias comunidades nas quais estão inseridas as unidades escolares. Assim, o presente artigo realiza uma análise dos trabalhos que aproximam o Ensino de Física e a Inclusão, através da leitura de títulos e resumos de trabalhos que foram apresentados no Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, entre os anos de 2008 e 2019. O marco da Educação Inclusiva com a lei de Política Nacional de Inclusão é o pontapé que usou-se para realizar a pesquisa. A pesquisa traça-se de modo qualitativo, uma vez que se propôs a explorar os dados encontrados por um ponto de vista fenomenológico. Foi possível perceber que, ainda que pequena a quantidade de trabalhos que envolve a temática representa um aumento significativo quando comparado a outras épocas. Além disso, as produções nesta área vem crescendo gradualmente conforme os anos, o que vem ampliando significativamente as possibilidades de pesquisa tanto na pesquisa em ensino de física quanto na educação inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1700_TB991_03072024120018.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Thiago Universi"
    "autor_email" => "thssphys@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A Inclusão tem se tornado cada vez mais presente no âmbito das pesquisas relacionadas à educação. Com a atualização e busca da adequação não apenas no tocante às estruturas físicas das escolas, mas também às formações continuadas dos professores, sujeitos e estruturas tem buscado maneiras de viabilizar esse direito que é de todos. Assim, a inclusão tem virado pauta de discussão a respeito de recursos e materiais, metodologias, formações, etc., que busquem a potencialização da aprendizagem do público alvo da educação inclusiva. Não distante desta realidade, o Ensino de Física também está se aproximando dessa temática, e materializando diversas pesquisas para a reflexão e o auxílio de gestores, professores, estudantes e as próprias comunidades nas quais estão inseridas as unidades escolares. Assim, o presente artigo realiza uma análise dos trabalhos que aproximam o Ensino de Física e a Inclusão, através da leitura de títulos e resumos de trabalhos que foram apresentados no Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, entre os anos de 2008 e 2019. O marco da Educação Inclusiva com a lei de Política Nacional de Inclusão é o pontapé que usou-se para realizar a pesquisa. A pesquisa traça-se de modo qualitativo, uma vez que se propôs a explorar os dados encontrados por um ponto de vista fenomenológico. Foi possível perceber que, ainda que pequena a quantidade de trabalhos que envolve a temática representa um aumento significativo quando comparado a outras épocas. Além disso, as produções nesta área vem crescendo gradualmente conforme os anos, o que vem ampliando significativamente as possibilidades de pesquisa tanto na pesquisa em ensino de física quanto na educação inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.