A presente pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos produzidos na utilização das rodas de conversas promovidas nas escolas do município do Pilar/AL, essas são utilizadas como instrumento de mediação entre as famílias dos alunos público-alvo da educação especial e a escola na qual estão matriculados, bem como os profissionais da sala de recursos multiprofissionais. Esse trabalho segue sendo desenvolvido pela equipe multidisciplinar da secretaria de educação do referido município, tendo como objetivo principal o melhoramento da qualidade da educação ofertada a esses alunos, buscando elucidar a importância da parceria família e escola. Nas rodas de conversas foram discutidos temas relacionados à inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência, papel da família e de toda comunidade escolar no processo educativo inclusivo. Este trabalho tem como problema de pesquisa compreender quais os efeitos das rodas de conversas na inclusão e acessibilidade dos alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas do Pilar/AL. Para isso foi utilizado o método dialógico nas rodas de conversas enquanto dispositivo metodológico da pesquisa social. Os resultados encontrados reconhecem que a equipe multidisciplinar vem proporcionando melhorias relacionadas à inclusão escolar do aluno com deficiência, colaborando para promoção da acessibilidade e qualidade na educação do município. As rodas de conversas é um projeto que segue em andamento devido a sua adesão significativa e aos resultados positivos alcançados.