A REALIDADE DE UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE: REFLEXÕES SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108064 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 1914 "titulo" => "A REALIDADE DE UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE: REFLEXÕES SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)." "resumo" => "O presente artigo visa analisar a prática do professor da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) com estudante com Transtorno do Espectro Autista – (TEA) durante o Atendimento Educacional Especializado – (AEE) de uma escola municipal da rede de ensino do município da Vitória de Santo Antão/PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa, cuja observação contribuiu como método de coleta de dados e alguns teóricos que foram fundamentais para fomentar o processo de elaboração como, Montoan, Freire, Focenca Bogdan e Biklen. A partir das visitas na instituição de ensino pudemos observar a realidade dos atendimentos realizados na (SRM) e sua relevância na vida estudantil e social do estudante. Desta forma, no decorrer dessas observações, constatamos o quanto a formação dos(as) professores(as) é um elemento essencial no tocante ao atendimento com o estudante, sendo este um fator que poderá contribuir positivamente no processo educativo dos estudantes com (TEA). Além disso, identificamos que as atividades propostas convergiram com a base de conhecimentos teóricos utilizados na pesquisa sendo necessários ao desenvolvimento de uma prática inclusiva, envolvendo, também, a contextualização com a realidade a fim de contribuir a sua formação, visto que é importante que o docente possa conhecer o discente e adapte atividades de acordo com sua realidade, elaborando materiais que possam eliminar as barreiras dentro e fora do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1914_TB86_04062024154411.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SINTIANE MARIA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SINTIANE MARIA" "autor_email" => "sintianemasantos@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108064 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 1914 "titulo" => "A REALIDADE DE UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE: REFLEXÕES SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)." "resumo" => "O presente artigo visa analisar a prática do professor da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) com estudante com Transtorno do Espectro Autista – (TEA) durante o Atendimento Educacional Especializado – (AEE) de uma escola municipal da rede de ensino do município da Vitória de Santo Antão/PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa, cuja observação contribuiu como método de coleta de dados e alguns teóricos que foram fundamentais para fomentar o processo de elaboração como, Montoan, Freire, Focenca Bogdan e Biklen. A partir das visitas na instituição de ensino pudemos observar a realidade dos atendimentos realizados na (SRM) e sua relevância na vida estudantil e social do estudante. Desta forma, no decorrer dessas observações, constatamos o quanto a formação dos(as) professores(as) é um elemento essencial no tocante ao atendimento com o estudante, sendo este um fator que poderá contribuir positivamente no processo educativo dos estudantes com (TEA). Além disso, identificamos que as atividades propostas convergiram com a base de conhecimentos teóricos utilizados na pesquisa sendo necessários ao desenvolvimento de uma prática inclusiva, envolvendo, também, a contextualização com a realidade a fim de contribuir a sua formação, visto que é importante que o docente possa conhecer o discente e adapte atividades de acordo com sua realidade, elaborando materiais que possam eliminar as barreiras dentro e fora do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1914_TB86_04062024154411.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SINTIANE MARIA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SINTIANE MARIA" "autor_email" => "sintianemasantos@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }