O presente artigo visa analisar a prática do professor da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) com estudante com Transtorno do Espectro Autista – (TEA) durante o Atendimento Educacional Especializado – (AEE) de uma escola municipal da rede de ensino do município da Vitória de Santo Antão/PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa, cuja observação contribuiu como método de coleta de dados e alguns teóricos que foram fundamentais para fomentar o processo de elaboração como, Montoan, Freire, Focenca Bogdan e Biklen. A partir das visitas na instituição de ensino pudemos observar a realidade dos atendimentos realizados na (SRM) e sua relevância na vida estudantil e social do estudante. Desta forma, no decorrer dessas observações, constatamos o quanto a formação dos(as) professores(as) é um elemento essencial no tocante ao atendimento com o estudante, sendo este um fator que poderá contribuir positivamente no processo educativo dos estudantes com (TEA). Além disso, identificamos que as atividades propostas convergiram com a base de conhecimentos teóricos utilizados na pesquisa sendo necessários ao desenvolvimento de uma prática inclusiva, envolvendo, também, a contextualização com a realidade a fim de contribuir a sua formação, visto que é importante que o docente possa conhecer o discente e adapte atividades de acordo com sua realidade, elaborando materiais que possam eliminar as barreiras dentro e fora do ambiente escolar.