Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Tratamos de um estudo qualitativo do tipo bibliográfico que tem por objetivo refletir sobre a importância da perspectiva da educação inclusiva na formação inicial do professor de matemática como um dos principais pontos que contribuem para o alcance do objetivo de garantir uma educação inclusiva na Educação Básica em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Inicialmente observamos referências bibliográficas acerca do tema Formação do professor de Matemática, diretrizes educacionais e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência. Na sequência, observamos o Projeto Pedagógico do Curso da Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Monteiro – PB. Entre os componentes de caráter obrigatório que compõem parte da base comum da matriz curricular do curso, encontramos temas relacionados à educação inclusiva somente na ementa do componente curricular Processo Didático, Planejamento e Avaliação. Já entre os demais componentes, entre os quais, os componentes curriculares de caráter eletivo da matriz curricular, só encontramos no próprio componente curricular Educação Especial, valendo destacar que por compor parte do complementar eletivo, nem sempre os alunos se matriculam, chegando a concluir a licenciatura em matemática sem ter estudado mais profundamente os tópicos de seu referencial teórico, do que vem a decorrer muitas dúvidas aos licenciados quando ao chegar prática profissional se deparam com os desafios da realidade escolar, necessitando procurar por cursos complementares para enriquecer seu repertório e melhorar sua atuação.

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