Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS PRÁTICAS MULTIDISCIPLINAR DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA-NEI NO MUNICÍPIO DE MAURITI- CE

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta como objetivo descrever as práxis laborais do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) no município de Mauriti-CE. A metodologia utilizada partiu das inferências discursivas, experiências e vivências em consonância com a visão crítica e reflexiva. O NEI surgiu em meados do ano de 2010 com o interesse de atender as demandas dos alunos com necessidades educacionais especiais, atendendo aos anseios das políticas públicas afirmativas. Para corresponder essas condições, o NEI, dispõem do trabalho em equipe em função multidisciplinar composta pelos serviços de: Psicologia 4 profissionais, Psicopedagogia 3 profissionais, Pedagogia 2 profissionais, neuropsicopedagogia 1 profissional, Serviço Social 2 profissionais e Interprete em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS 1 profissional. Os processos técnicos e humanos, acontecem nas escolas e no NEI. No que tecem as instituições escolares, as performances desenvolvem-se em diálogos com os professores, a gestão, a família e os alunos, atendendo as solicitações conforme as situações que implicam em dificuldade diante do processo de ensino e aprendizagem. Nessas ações, as práticas configuram-se, através do processo institucional ancorado numa escuta ativa, avaliativa, interventiva e devolutiva. Os profissionais de psicologia, trabalham com os alunos e seus familiares e os profissionais da educação com temáticas preventiva e interventiva frente a natureza comportamental e a interface escolar. No que se refere ao manejo no NEI, as atividades ocorrem com atendimentos institucionais e clínicos dos serviços de psicopedagogia, neuropsicopedagogia e, dependendo da demanda se faz do Interprete em LIBRAS. Além disso, também, prevalece o processo de visitação domiciliar da equipe multidisciplinar diante de algumas circunstâncias. Conclui-se, que a integração dos saberes-fazeres, favorecem na compreensão das dimensões dos alunos com necessidades educacionais especiais, de modo a prover das melhores intervenções educacionais inclusivas numa perspectiva inclusiva, centrando na aprendizagem e nas possibilidades e potencialidades dos aprendizes.

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