EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE SEUS IMPACTOS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108061 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 980 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE SEUS IMPACTOS" "resumo" => "A crise sem precedentes desencadeada pela pandemia da Covid-19 determinou uma crise global, deixando marcas profundas em diferentes áreas, incluindo a educação. O fechamento das escolas e a intensificação das aulas remotas como estratégia de ensino impôs diversos desafios para a garantia do direito à instrução de qualidade entre os diferentes grupos sociais, face ao contexto desigualdades socioeconômicas que caracterizam o território brasileiro. Entre os grupos mais afetados destaca-se o das pessoas com deficiência, que necessitaram de novas estratégias para efetivação da educação inclusiva com respeito à diversidade. Nesse sentido, apresentamos um Relato de Experiência das ações realizadas no âmbito de um estágio supervisionado na área da psicologia escolar e educacional com alunos de uma sala de atendimento de necessidades educacionais especiais em uma escola da rede pública de ensino estadual da Paraíba durante a pandemia. Nesta oportunidade, levantamos questionamentos acerca das consequências deste período atípico para os estudantes e sobre o modo de organização adotado pela referida instituição. Observamos a existência de diversos empecilhos referentes à comunicação e ao planejamento de matrículas e atividades, bem como uma incipiente articulação com professores(as) do ensino regular, dificuldades nas propostas de mediação familiar e acompanhamento das crianças e adolescentes. Além disso, foi perceptível o expressivo aumento da demanda por acolhimento de pais e responsáveis que demonstravam sentimentos de medo, angústia e tristeza e um interesse oriundo da gestão para dar prosseguimento aos trabalhos ainda que mediante diversas dificuldades. Esta experiência nos permitiu compreender que a educação inclusiva trabalha frequentemente pela “arte do possível” e que a pandemia desvelou as inúmeras dificuldades e desafios que enfrentados pelas pessoas com deficiência, sendo imprescindível e urgente a efetivação de políticas públicas mais inclusivas para atender as necessidades deste grupo social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID980_TB81_07062024134359.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA PEREIRA DE OLIVEIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Helena" "autor_email" => "mariahelenaacademico@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108061 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 980 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE SEUS IMPACTOS" "resumo" => "A crise sem precedentes desencadeada pela pandemia da Covid-19 determinou uma crise global, deixando marcas profundas em diferentes áreas, incluindo a educação. O fechamento das escolas e a intensificação das aulas remotas como estratégia de ensino impôs diversos desafios para a garantia do direito à instrução de qualidade entre os diferentes grupos sociais, face ao contexto desigualdades socioeconômicas que caracterizam o território brasileiro. Entre os grupos mais afetados destaca-se o das pessoas com deficiência, que necessitaram de novas estratégias para efetivação da educação inclusiva com respeito à diversidade. Nesse sentido, apresentamos um Relato de Experiência das ações realizadas no âmbito de um estágio supervisionado na área da psicologia escolar e educacional com alunos de uma sala de atendimento de necessidades educacionais especiais em uma escola da rede pública de ensino estadual da Paraíba durante a pandemia. Nesta oportunidade, levantamos questionamentos acerca das consequências deste período atípico para os estudantes e sobre o modo de organização adotado pela referida instituição. Observamos a existência de diversos empecilhos referentes à comunicação e ao planejamento de matrículas e atividades, bem como uma incipiente articulação com professores(as) do ensino regular, dificuldades nas propostas de mediação familiar e acompanhamento das crianças e adolescentes. Além disso, foi perceptível o expressivo aumento da demanda por acolhimento de pais e responsáveis que demonstravam sentimentos de medo, angústia e tristeza e um interesse oriundo da gestão para dar prosseguimento aos trabalhos ainda que mediante diversas dificuldades. Esta experiência nos permitiu compreender que a educação inclusiva trabalha frequentemente pela “arte do possível” e que a pandemia desvelou as inúmeras dificuldades e desafios que enfrentados pelas pessoas com deficiência, sendo imprescindível e urgente a efetivação de políticas públicas mais inclusivas para atender as necessidades deste grupo social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID980_TB81_07062024134359.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA PEREIRA DE OLIVEIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Helena" "autor_email" => "mariahelenaacademico@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }