Os educadores enfrentam desafios significativos ao ministrar aulas de língua materna para estudantes surdos, dada a escassez de estudos e capacitações para promover a inclusão desses alunos. A Secretaria Municipal de Educação de Natal - RN identificou essa necessidade, especialmente considerando o grande número de estudantes surdos matriculados, e buscou meios junto ao Departamento de Educação do Ceres – UFRN para solucionar esse problema. Mesmo professores qualificados em Libras enfrentam diariamente a tarefa de preparar conteúdos, visando garantir que seus alunos surdos tenham acesso a um ensino de qualidade. A partir disso, foram iniciadas discussões com professores e coordenadores da educação de Natal, e com isso foi possível compreender alguns fatores que podem contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de Libras por alunos surdos. Através dessa compreensão e dados levantados junto aos professores através de um questionário, foi organizado um curso de formação para professores de Libras atuantes nas salas de atendimento educacional especializado. Com esse curso, foi constatado que é preciso dar ao ensino da Libras uma atenção especial no que tange ao uso dos gêneros do discurso como insumo para proporcionar aos alunos surdos o letramento em sua língua materna. Esse é um problema enfrentado por muitas escolas que ainda privilegiam a Língua Portuguesa e, além disso, utilizam métodos de ensino de língua materna nessa disciplina. Contudo, essa mesma abordagem não é adotada no ensino de Libras para surdos, porém é necessário que esse público domine os diversos gêneros do discurso para que o seu letramento possa ocorrer e, a partir disso, ele consiga se apropriar de outras línguas e outros conhecimentos escolarizados. Por fim, esperamos construir um documento com diretrizes para a alfabetização dos surdos que contemple a educação infantil até o final do Ensino Fundamental.