Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS: PROGRAMA DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS (PIN)

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A exclusão dos povos indígenas no Brasil é crônica, inclusive no ensino superior. Sem políticas de Estado de inclusão, resta ações isoladas para amezinhar o problema. A Universidade Federal da Fronteia Sul – UFFS, implantou Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN), visando mitigar os efeitos da exclusão destes povos, promovendo valores democráticos, de respeito à diferença e à diversidade socioeconômica e étnico-racial. Este artigo apresenta os caminhos seguidos pela instituição, com organização das comissões locais por campe e uma comissão geral da UFFS, para acompanhar programa, auxiliar na superação de obstáculos e alternativas de melhorias no acesso e na permanência dos estudantes indígenas. O artigo resulta de uma análise documental e teórica, tratando do acesso e permanência. Também apresenta análise entre o estabelecido e a realidade. Ainda lança percepções sobre a legislação brasileira, como a Constituição Federal e o Estatuto dos povos indígenas. A UFFS dispõe de processo diferenciado aos estudantes indígenas, com 2 (duas) vagas suplementares por curso, inclusive pós-graduação lato sensu e stricto sensu. No entanto, é possível identificar a elevada evasão destes estudantes, alguns números, 2015 – 7 ingressos, permanência um; 2017 – 10 ingressos, permanência 03; 2018 – ingresso 9, permanência 05; 2020 – ingresso 20, permanência 12; 2021 – ingresso 29, permanência 13 e 2022 – ingresso 74, permanência 68 (informações 10/10/2024). Observa-se que passando o tempo a permanência parece melhorar. São apresentadas percepções dos próprios estudantes, a partir de publicações existentes, da organização interna e da percepção em sala de aula, dos problemas enfrentados pelos estudantes indígenas, bem como das possibilidades de minimizar os obstáculos da permanência. A partir destas percepções e movimentos de resistência é apresentado aspectos práticos apontados, como a moradia estudantil adequada, acompanhamento pedagógico adequado às condições culturais e simplificação de processos internos, além de outras condições de permanência na UFFS, com melhorias no PIN.

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