Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ARTE DE DOBRAR PAPÉIS NO ENSINAR GEOMETRIA À CRIANÇAS COM TDAH

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 10 - Educação Matemática inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108426
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 3018
    "titulo" => "A ARTE DE DOBRAR PAPÉIS NO ENSINAR GEOMETRIA À CRIANÇAS COM TDAH"
    "resumo" => "A pesquisa apresenta como objetivo a utilização do Origami como ferramenta metodológica para introduzir conceitos de Geometria para ensinar a crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Ensinar a crianças com TDAH, fazendo uso da arte de dobrar papéis, podemos desenvolver o interesse pela descoberta de novos aprendizados, os tornando proativos e participantes da construção do seu conhecimento. Além de ser uma forma envolvente de ensinar Geometria, desenvolve algumas habilidades, como a coordenação motora fina, a concentração, a memorização de sequências, entre outras. O projeto foi desenvolvido numa escola da cidade de Juazeiro do Norte-CE, contando com a participação de seis crianças, com idades entre 8 e 10 anos. Iniciamos com a contação da história do origami. Em seguida, apresentamos alguns símbolos utilizados para a compreensão dos passos, bem como diagramas de peças simples de origami. Foi trabalhado alguns conteúdos da Geometria. Entre eles, estão: os elementos das figuras geométricas, conceito de área, perímetro, tipos de retas, semelhança de figuras. Ressaltamos a importância de inserir tais atividades, com objetivos pedagógicos e ações direcionadas para o aprendizado dos conteúdos, no processo de ensinar e aprender Geometria das crianças com TDAH. A utilização do Origami no ensino de Geometria para crianças com TDAH proporciona diversão, interação, socialização, possibilitando-os a se tornarem crianças mais atentas as situações. As crianças participantes do projeto, demonstraram, ao final, grande interesse pela construção das peças de origamis. Responderam algumas perguntas de forma correta, ao serem abordados alguns conteúdos. De modo geral, as crianças se envolveram nas atividades, interagiram umas com as outras e sempre respondiam as perguntas que iam surgindo no decorrer da aplicação do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3018_TB569_21032024232630.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA MACÊDO"
    "autor_email" => "luc.macedo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108426
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 3018
    "titulo" => "A ARTE DE DOBRAR PAPÉIS NO ENSINAR GEOMETRIA À CRIANÇAS COM TDAH"
    "resumo" => "A pesquisa apresenta como objetivo a utilização do Origami como ferramenta metodológica para introduzir conceitos de Geometria para ensinar a crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Ensinar a crianças com TDAH, fazendo uso da arte de dobrar papéis, podemos desenvolver o interesse pela descoberta de novos aprendizados, os tornando proativos e participantes da construção do seu conhecimento. Além de ser uma forma envolvente de ensinar Geometria, desenvolve algumas habilidades, como a coordenação motora fina, a concentração, a memorização de sequências, entre outras. O projeto foi desenvolvido numa escola da cidade de Juazeiro do Norte-CE, contando com a participação de seis crianças, com idades entre 8 e 10 anos. Iniciamos com a contação da história do origami. Em seguida, apresentamos alguns símbolos utilizados para a compreensão dos passos, bem como diagramas de peças simples de origami. Foi trabalhado alguns conteúdos da Geometria. Entre eles, estão: os elementos das figuras geométricas, conceito de área, perímetro, tipos de retas, semelhança de figuras. Ressaltamos a importância de inserir tais atividades, com objetivos pedagógicos e ações direcionadas para o aprendizado dos conteúdos, no processo de ensinar e aprender Geometria das crianças com TDAH. A utilização do Origami no ensino de Geometria para crianças com TDAH proporciona diversão, interação, socialização, possibilitando-os a se tornarem crianças mais atentas as situações. As crianças participantes do projeto, demonstraram, ao final, grande interesse pela construção das peças de origamis. Responderam algumas perguntas de forma correta, ao serem abordados alguns conteúdos. De modo geral, as crianças se envolveram nas atividades, interagiram umas com as outras e sempre respondiam as perguntas que iam surgindo no decorrer da aplicação do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3018_TB569_21032024232630.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA MACÊDO"
    "autor_email" => "luc.macedo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A pesquisa apresenta como objetivo a utilização do Origami como ferramenta metodológica para introduzir conceitos de Geometria para ensinar a crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Ensinar a crianças com TDAH, fazendo uso da arte de dobrar papéis, podemos desenvolver o interesse pela descoberta de novos aprendizados, os tornando proativos e participantes da construção do seu conhecimento. Além de ser uma forma envolvente de ensinar Geometria, desenvolve algumas habilidades, como a coordenação motora fina, a concentração, a memorização de sequências, entre outras. O projeto foi desenvolvido numa escola da cidade de Juazeiro do Norte-CE, contando com a participação de seis crianças, com idades entre 8 e 10 anos. Iniciamos com a contação da história do origami. Em seguida, apresentamos alguns símbolos utilizados para a compreensão dos passos, bem como diagramas de peças simples de origami. Foi trabalhado alguns conteúdos da Geometria. Entre eles, estão: os elementos das figuras geométricas, conceito de área, perímetro, tipos de retas, semelhança de figuras. Ressaltamos a importância de inserir tais atividades, com objetivos pedagógicos e ações direcionadas para o aprendizado dos conteúdos, no processo de ensinar e aprender Geometria das crianças com TDAH. A utilização do Origami no ensino de Geometria para crianças com TDAH proporciona diversão, interação, socialização, possibilitando-os a se tornarem crianças mais atentas as situações. As crianças participantes do projeto, demonstraram, ao final, grande interesse pela construção das peças de origamis. Responderam algumas perguntas de forma correta, ao serem abordados alguns conteúdos. De modo geral, as crianças se envolveram nas atividades, interagiram umas com as outras e sempre respondiam as perguntas que iam surgindo no decorrer da aplicação do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.