O interesse no estudo partiu do questionamento: Quais as contribuições do programa de monitoria da UFPI, para formação docente inicial significativa? Dessa forma foi realizada pesquisa de campo exploratória, de abordagem qualitativa, por intermédio da análise das vivências da monitoria com alunos do curso de pedagogia, objetivando em geral, analisar a influência desse programa na formação inicial docente, tendo como objetivos específicos, descrever as experiências vividas pelos licenciandos do curso de pedagogia e compreender quais contribuições das disciplinas de formação docente foram significativas no processo de formação desses discentes. A realização desta pesquisa ocorreu, no mês de janeiro de 2024 por meio de um questionário semiestruturado aplicado de forma online com alunos que já participaram do programa. A base teórica da pesquisa teve colaboração dos estudos de: Bardin (2014), Marques (2020), Vygotsky (2000, 2004), dentre outros. O resultado obtido neste estudo, decorre da amostra total de 12 participantes respondentes do questionário elaborado pelos autores na plataforma forms do google. Dada as três categorias temáticas 1 - Interesse pelo auxílio financeiro e titulação acadêmica, 2 - Diversidades de disciplinas trabalhadas na monitoria e experiências adquiridas, 3 - Principais contribuições da monitoria na formação inicial docente, que após analisadas mostraram o interesse dos estudantes em participar dos programas de monitoria pelo ganho da bolsa remunerada, melhora do currículo acadêmico e pelo ganho de experiências na pratica didática. Assim há uma necessidade de incentivo por meio dos órgãos competentes para a ampliação desses programas institucionais.