Este artigo impulsiona a exploração na importância da participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) como um meio eficaz de engajar os alunos no processo de resolução de problemas matemáticos. A OBMEP desafia os estudantes a explorarem de forma profunda e criativa os conceitos matemáticos, propondo o incentivo ao interesse pela disciplina entre os alunos das escolas públicas. A Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento é um exemplo de instituição que incorporou a OBMEP em suas práticas educacionais, evidenciando seu engajamento positivo na qualidade da educação, como refletido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Alagoas. A competição não só busca impulsionar o ensino e aprendizado da matemática, mas também identificar talentos e desenvolver habilidades matemáticas em alunos do 6º ano ao Ensino Médio. Com milhões de participantes anualmente, a OBMEP abrange uma variedade de temas, incluindo lógica, aritmética, geometria e álgebra. A participação em competições matemáticas, como a OBMEP, promove o pensamento crítico e criativo, sendo uma ferramenta valiosa adotada pela Escola Dr. Pompeu Sarmento para enriquecer as habilidades dos alunos e impactar positivamente em sua formação acadêmica e pessoal.