Este texto foi elaborado em 2024 e tem como objetivo compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação dos graduandos em Pedagogia, por meio da elaboração de um relato de experiência de três bolsistas que desenvolveram suas ações nesse programa entre os anos de 2022 e 2024 no PIBID Pedagogia da [Nome da Faculdade], campus da [Nome da Universidade]. O interesse em elaborar este estudo se pauta na necessidade de serem compartilhados conhecimentos decorridos deste programa para outros bolsistas em contexto de formação inicial para a docência, bem como entre aqueles que vivenciaram as práticas e objetivos do PIBID. O estudo é de natureza qualitativa, expresso como relato de experiência e se firmou na fundamentação teórica de autores do campo da educação. Evidencia-se que o PIBID assume grandes contribuições para a formação de licenciandos, no que se refere ao processo de iniciação à docência, instigando aprendizagens de ordem acadêmica e pedagógica, que envolve também a formação em pesquisa, que são fundamentais para a constituição da identidade profissional docente. A experiência no PIBID proporciona e fortalece a formação docente dos seus bolsistas, lhes possibilitando uma melhor inter-relação e análise das categorias teoria e prática.