A Educação ambiental é um campo benéfico em diversos aspectos, quando trabalhado na educação básica; já que se trata de uma estratégia para implementar a sustentabilidade nas escolas, podendo ser realizada por intermédio de metodologias. Além disso, tendo em vista que o processo de reciclagem é uma importante medida ambiental, o objetivo do trabalho é viabilizar a aprendizagem dos processos de reciclagem do papel, vidro e metal, utilizando a maquete como recurso didático. Para a construção da maquete foram utilizados materiais recicláveis, como papéis, papelão, garrafas pet e uma latinha de refrigerante, além da pesquisa em bases de dados para levantamento bibliográfico. Após o material pronto, realizamos um cronograma de visitas as escolas e feiras de ciências com a apresentação da Exposição lúdico cientifica itinerante: Química no cotidiano e sustentabilidade, desenvolvida pelo PIBID do curso de Química do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Nas apresentações era explicado aos estudantes os conceitos sobre a reciclagem dos três materiais, conscientizando-os sobre seus perigos. Com isso, a utilização de recursos didáticos melhorou o aprendizado sobre os conceitos propostos, estimulando a curiosidade sobre a constituição e o desenvolver do recurso, proporcionando também uma melhor interação entre estudantes, a sociedade e o meio ambiente. As exposições ocorreram em cinco escolas de ensino básico no estado de Alagoas (contando com a participação de um total de 1469 alunos envolvidos), na Feira de Ciências de Alagoas – FECIAL (total de 2000 alunos) e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT (total de 607 alunos).