RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma maquete construída, durante a regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), como ferramenta facilitadora na compreensão de conteúdos relacionados a química orgânica. A abordagem lúdica no ensino de química, com uso de maquete, jogos, experimentos etc. estimula a autonomia dos alunos, favorece o aprendizado, transformando o ambiente de sala de aula em um lugar de criação. A aplicação da atividade lúdica ocorreu em uma escola de uma cidade do Agreste alagoano, e também em escolas que não têm o PRP, através das ações da Exposição Lúdico Científica Itinerante de Química do Cotidiano e Sustentabilidade, e a Exposição do Show de Química dos quais os residentes também são protagonistas. Para produção da maquete utilizou-se materiais recicláveis e de baixo custo que pudessem representar a extração e refino do petróleo, e os diversos materiais oriundos de sua manufatura que estão presentes no dia a dia dos alunos e, às vezes, não são percebidos pelos discentes. Como resultado da aula expositiva com maquete notamos que muitos alunos desconheciam que o petróleo é a base para formulação de materiais importantes como remédios, roupas e tintas, e que não se tratava apenas de combustíveis. A maquete como ferramenta didática permitiu uma visualização daquilo que está no livro didático e que de maneira assertiva contribuiu para o entendimento dos alunos sobre o conteúdo estudado, através de debates na sala de aula, resolução de atividades e questões de vestibulares.