Este trabalho é de viés narrativo, descritivo e autobiográfico. Ele apresenta as contribuições formativas de três professores residentes ao desenvolverem o Projeto Fundamentos da Matemática prestando ações educativas de suporte matemático atrelado ao ensino das componentes curriculares de Ciências da Natureza e suas tecnologias, para alunos da escola-campo em Ananindeua, que estavam com dificuldade em realizar cálculos simples, compreender equações e realizar aplicações científica delas. Tal ação foi diferenciada, pois o projeto foi executado no contraturno das aulas e os encontros eram feitos respaldados em uma apostila com módulos para o dia. Esta iniciativa didática auxiliou na aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento formativo dos residentes. De modo que, os estudantes, a priori tímidos, foram mostrando maior interesse ao decorrer das aulas, passaram a interagir mais, procuravam sanar suas dúvidas e fazer o maior número de questões que conseguiam a cada encontro. Observou-se esse progresso dos estudantes por meio das atividades corrigidas, em todo final de aula, nos quais foram apresentando maior desempenho e interesse aos conteúdos propostos ao decorrer do Projeto. Corroborando com o melhor desempenho deles nas aulas de Física e Química, visando uma educação equânime e uma formação docente qualificada, com compromisso social feita pelos residentes em parceria com a equipe técnica da escola-campo.