O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem o intuito de aperfeiçoar a formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, oportunizando a práxis docente. O presente estudo teve como objetivo principal compreender as semelhanças e diferenças pedagógicas do Programa Residência Pedagógica (PRP) entre duas escolas no município de Parintins- Am, sendo uma escola cívica e outra cívico-militar. Este estudo é de abordagem qualitativa, por meio de análise documental. O público – alvo foram 13 residentes e 45 escolares. Para coleta de dados, utilizamos análise de relatórios e o projeto político pedagógico das referidas escolas. Os principais resultados obtidos apontam as semelhanças e diferenças entre ambas as escolas, uma das semelhanças corresponde a preocupação com o ensino-aprendizagem, e ainda a compreensão dos estudantes quanto a importância do PRP. Os níveis de interesse e participação dos estudantes nas aulas de Educação Física são algumas das diferenças encontradas, além da conduta dos mesmos em relação aos residentes. Diante dos resultados alcançados, ficaram nítidas semelhanças e diferenças nas aulas de Educação Física, durante o PRP entre uma escola cívica e outra cívico-militar, o que nos faz refletir sobre possíveis fatores que podem contribuir com isso, por exemplo, o público que ambas as escolas recebem, além de seus respectivos regulamentos, ou ainda a educação recebida em sua criação, da família, enfim, diversos fatores podem contribuir para tais semelhanças e diferenças. Com isso, os autores sugerem futuras pesquisas que visem analisar os fatores que contribuam com as semelhanças e diferenças encontradas entre uma escola cívica e outra cívico-militar.