Neste trabalho apresentamos considerações sobre a avaliação em tempos de pandemia do COVID-19. O objetivo dessa pesquisa foi identificar de que forma os professores avaliaram seus alunos; como os alunos e seus responsáveis reagiram a essa nova proposta avaliativa, pois partimos do pressuposto que os modos de avaliar agora se distinguem dos convencionais. A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza narrativa descritiva. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica associada a uma pesquisa de campo realizada através da aplicação de questionários enviados virtualmente por meio do software WhatsApp. Como sujeitos da investigação foram ouvidos quatro (4) professores, quatro (4) alunos e quatro (4) pais/responsáveis de alunos regularmente matriculados em duas escolas da cidade de Teresina-Pi, sendo uma da rede particular e outra da rede pública municipal. Para análise e interpretação dos dados recorremos a teóricos como: Hoffmann (2017), Chagas (2020), Perrenoud (199), Haydt (2004) e Bardin (2011). O resultado deste estudo nos permitiu constatar como a educação é retratada pelo atual cenário social, como os professores estão adaptando os meios educativos disponíveis, bem como a postura tomada pelos responsáveis e alunos diretamente vinculados à atual proposta avaliativa.