A relação da teoria com a prática na formação do professor, é essencial, pois permite que o licenciando vivencie vários aspectos do cotidiano escolar, inclusive, fazendo intervenções. Nesse sentido, O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – funciona como elo entre educação superior e educação básica, já que traz os graduandos para as vivências escolares. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar a contribuição da prática no PIBID-Letras-IFPB, subnúcleo, ECIT Chiquinho Cartaxo, Sousa-PB, para a formação docente dos bolsistas participantes. Para tanto, traz-se um relato sobre as práticas desenvolvidas pelos pibidianos em sala de aula, analisando de forma qualitativa a contribuição dessas atividades na formação profissional desses sujeitos. Por meio da análise, notou-se que a vivência no ambiente escolar trouxe aos bolsistas habilidades para lidar com as adversidades da sala de aula, visto que eles elaboraram oficinas e aplicaram com os estudantes do ensino médio, o que permitiu a eles experimentar a rotina como professor. Além disso, eles desenvolveram metodologias ativas nas aulas de português, experenciando o uso prático do que aprenderam de forma teórica na universidade. Logo, é notória a importância de se estabelecer essa troca, para que os professores cheguem à sala de aula com um olhar real sobre a necessidade da educação e, portanto, possam intervir pedagogicamente de forma mais assertiva.