Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência que considerou o gênero textual artigo de opinião uma ferramenta eficaz que estimula a compreensão textual, desenvolve o pensamento crítico e aprimora as habilidades de escrita de alunos do Ensino Fundamental II. Essa experiência foi realizada por residentes do curso de Letras-Português/UEPB/Campus I, vinculados ao Programa Residência Pedagógica-PRP, financiado pela CAPES, cota 2022-2024, em uma escola municipal, na cidade de Campina Grande/PB. A abordagem metodológica qualitativa e intervencionista (Gil, 2010) envolveu discussão de textos motivadores e orientação no processo de escrita. Isso foi feito com base nas teorias da sequência didática (Dolz, Noverraz, Scheneuwly, 2004); nas diretrizes voltadas ao ensino (BNCC, 2017) e nas contribuições do trabalho com gêneros textuais (Cunha, 2002). Os resultados mostraram uma progressão nas habilidades dos alunos, pois, mesmo com dificuldades na primeira versão, de se apropriar das competências de argumentar e de produzir, na reescrita do texto, foram ampliando sua capacidade de produção, atrelada aos argumentos presentes nos textos motivadores e às orientações dos residentes. Nesse contexto, pode-se afirmar que uma abordagem pedagógica estruturada, contribui para transformar opiniões em argumentos, desenvolvendo habilidades escritas.