O presente trabalho tenciona compreender como novas práticas se impõem/sobrepõem no contexto escolar a partir do projeto Horta Olímpio Castro, desenvolvido nas turmas de sexto ano da escola-campo Escola Municipal Professor Olímpio Castro de Oliveira (EMPOCO), situada no município de Teresina-PI. Para tanto, as ações dos núcleos de Língua Portuguesa (PIBID) e Ciências da Natureza (PRP) foram pensadas de modo integrado entre ambas as disciplinas, a partir de atividades desenvolvidas no âmbito de uma horta escolar, além da conexão com outros projetos desenvolvidos de forma concomitante na escola. Assim, as atividades concentraram-se em: (i) pensar a educação de forma interdisciplinar e integradora; (ii) trabalhar a Educação Ambiental, Educação Financeira e Empreendedorismo; e (iii) instigar o pensamento crítico e o protagonismo dos alunos através de pesquisas, leituras e produções escritas de gêneros textuais diversos. Para embasar este estudo, recorreu-se às contribuições da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), interdisciplinaridade, a exemplo de Fazenda (2008[1998]), Barros (2022), Alves e Coutinho (2016), pautada numa abordagem quali-quantitativa (Gil, 2002). Percebeu-se a importância da proposta interdisciplinar no ambiente escolar, visto que o projeto promoveu o desenvolvimento da criatividade, consciência ambiental, financeira e crítica do alunado, preparando-os para os reais desafios da vida, e corroborando para a inovação da educação.