Este trabalho apresenta as experiências em preceptoria vivenciadas durante as atividades desenvolvidas pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Roraima – UFRR, durante o período de novembro de 2022 a março de 2024. Tem como objetivo principal mostrar as metodologias de ensino realizadas pelo PRP, subprojeto Geografia, e as suas contribuições para a aprendizagem dos alunos da escola-campo. Os procedimentos metodológicos estão alicerçados nas revisões bibliográfica e documental, fundamentais na constituição do aporte teórico e conceitual sobre o tema; e na pesquisa de campo, realizada no Colégio Estadual Militarizado Professora Conceição da Costa e Silva. O PRP, subprojeto Geografia, foi de grande relevância pois auxiliou na instrução dos futuros professores de Geografia, que puderam superar suas inseguranças e dificuldades. Além disso, a formação continuada da professora da Educação Básica, com o aprofundamento de seus conhecimentos por meio das discussões acadêmicas e na melhoria da qualidade de ensino dos alunos da escola, através do desenvolvimento de metodologias de ensino mais diversificadas que mediaram o processo de ensino-aprendizagem em Geografia.