O presente trabalho relata a experiência vivenciada no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, numa turma de 3° ano do Ensino Fundamental, no ano de 2023. Com base em observações da sala de aula e nas diagnoses de leitura e escrita apresentadas pela professora, criamos dois jogos digitais intitulados “Jogo da memória silábico” e “Confusão de letras” que visavam contemplar as dificuldades dos aprendizes em relação à consciência fonológica e à ortografia, respectivamente. No que diz respeito à consciência fonológica (Morais, 2019), trabalhamos a aliteração e em relação à ortografia (Silva; Morais, 2007), as regularidades (diretas e morfológico-gramaticais) e irregularidades da língua Portuguesa. Os resultados evidenciaram contribuições dos jogos no processo de aprendizagem das crianças, possibilitando avanços no modo de compreender o sistema de escrita alfabética e a norma ortográfica da língua. Por fim, também salientamos a importância do uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, bem como a contribuição do PIBID na formação profissional dos licenciandos.