Numa breve análise histórica da concepção de sexualidade dentro das religiões judaico cristãs é possivel identificar a demonização de qualquer outra forma de sexualidade que não esteja dentro dos padrões da heteronormatividade. As religiões de de matriz afrobrasileira, embora também sofram influências das tradições judaico cristãs, trazem a priori em sua filosofia uma abertura a aceitação e a diversidade. Entretanto ainda é possível identificar no cotidiano do Terreiro de Umbanda o pensamento colonial, patriarcal, heteronormativo, excludente, que influência e perpetua a discriminação no que tange questões de gênero e masculinidades. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as relações de gênero, religião e educação a partir do Terreiro de Umbanda, buscando investigar especificamente como se consolidam questões e demandas das masculinidades e as quais influências da heteronormatividade nesse sentido. Tem como referenciais teóricos principais os estudos de Foucault, Jonas Alves, Stuart Hall e Rogério Diniz, no que tange aspectos de dominação e apagamentos dos corpos e das epistemologias outras dentro da discussão de gênero, masculinidades e identidades e Marta Ferreiro e Luiz Rufino nos estudos da relação de terreiro e educação. A metodologia de pesquisa apresenta uma abordagem de etnográfica, qualitativa, através de pesquisa exploratória, utilizando para a produção de indícios a entrevista aberta e semiestruturada, a observação participante e revisão bibliográfica.