Este trabalho aborda a questão da “Ideologia de Gênero”, as ameaças e as ofensivas conservadoras na educação das crianças pequenas. A proposta nasce de episódios polêmicos envolvendo alguns livros de literatura infantil no contexto de uma rede municipal de educação da região metropolitana de São Paulo. Os conflitos envolvendo as literaturas infantis relacionadas à questões de gênero, trazem afirmações que tais livros teriam conteúdos que feriam valores da família tradicional e que temas que envolvessem a “ideologias de gênero”, e que desta forma não deveriam ser discutidos na esfera pública, em instituições educativas. Os casos representam o momento político e social que estamos vivenciando nos últimos anos. O trabalho tem como referencial teórico as pesquisas sobre a literatura infantil e diversidade de gênero, que apontam para os estereótipos de gênero presentes em livros infantis no contexto educativo para crianças, analisando e problematizando as mensagens que são voltadas para as normatizações de gênero e apresenta reflexões sobre a presença das ameaças antigênero na Educação Infantil, abordando as denúncias de escolas, como uma possibilidade de debater e tirar da invisibilidade tal problemática.