MEIRELES, Victor Hugo Brandão et al.. . Ciência e Arte do Encontro: o Rio de Braços Abertos... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106864>. Acesso em: 23/12/2024 03:20
A pesquisa em andamento expressa contribuições da disciplina de Relações Raciais na formação de estudantes de um curso de Psicologia em Curitiba. Tem por objetivo analisar os sentidos subjetivos expressos por alguns estudantes e seus impactos em suas configurações subjetivas sobre o marcador social “raça”. Apoia-se na Epistemologia Qualitativa, Teoria da Subjetividade e Metodologia Construtivo-interpretativa de Fernando González Rey e nos conceitos de consubstancialidade e coextensividade de Danièle Kergoat por entendermos que as relações sociais de raça, classe e sexo-gênero reproduzem e coproduzem mutuamente na sociedade capitalista. A subjetividade é um sistema simbólico-emocional e abrange diversos sentidos subjetivos desenvolvidos em vivências e experiências de vida do sujeito e está ligada à cultura. Esse sistema é contraditório por expressar nas relações sociais e psicológicas, os atravessamentos subjetivos e objetivos dos marcadores sociais de raça, de classe e sexo-gênero. Para analisar esse sistema, consequentemente os sentidos subjetivos, utilizaremos instrumentos como a redação e ‘caixa de sentimentos’ disponibilizada em todo final de aula na qual estudantes, anônima e voluntariamente, depositarão por escrito como se sentiu durante a aula. A disciplina encerrará em novembro e espera-se como principais resultados a produção de novos sentidos subjetivos por estudantes a respeito da categoria de raça e possíveis mudanças em suas configurações subjetivas. E almeja demonstrar e reforçar a importância de uma disciplina obrigatória sobre relações raciais no curso de Psicologia para proporcionar uma formação antirracista.