Introdução: A sexualidade é um tema que dentro da academia encontra um vazio na sua abordagem durante a graduação e esse trabalho vem apresentar essa perspectiva que falta. Objetivo: O mote do trabalho é sensibilizar a população acadêmica (docente e discente) e profissional para a importância de se trabalhar essa temática, salientando a lacuna presente entre a formação e a prática profissional, além de incentivar um processo de análise da formação e apresentando recursos como a psicologia/terapia afirmativa. Além disso, este trabalho pretende demonstrar que o LGBTQIAPN+ precisa lidar com suas fobias internas e externas. Método: Por intermédio de um levantamento documental em instituições de ensino superior e do órgão de classe norteado pela percepção da ausência de disciplinas de formação profissional desenvolver um relato crítico apontando tal silenciamento. Foram também realizadas entrevistas e revisão de literatura. Resultados: O levantamento traz à atenção que a formação acadêmica ainda não tem abordado a temática sendo nas universidades públicas e/ou privadas. Conclusão ou Considerações Finais: Este trabalho permitiu perceber que uma atualização das ementas e matrizes curriculares precisa contemplar a sexualidade em todo o seu espectro de possibilidades para que os novos profissionais e os já atuantes da psicologia possam acolher e atender o público de forma mais atenta. Implicações para Prática: Lidar com a resistência estrutural e sistêmica da academia e dos indivíduos em formação e já formados no que tange à sexualidade devido aos preceitos judaico-cristãos da sociedade.