A proposta deste trabalho é discutir a inserção da mulher na educação profissional e tecnológica, considerando que essa modalidade de ensino, tradicionalmente, caracterizava-se como um campo de estudo, majoritariamente, masculino; entretanto nas últimas décadas esse quadro vem-se modificando. Atualmente, podemos constatar um crescimento significativo da presença da mulher, seja como discente nos cursos técnicos, seja como docente e, como servidora técnico-administrativa na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Abordar a inserção da mulher nesse contexto levanta discussões relevantes como as que se referem à divisão sexual do trabalho, à igualdade e desigualdade e à dominação e submissão entre homens e mulheres em função dos contextos sociais, econômicos, políticos e culturais. Além disso, a inserção da mulher na educação profissional é um tema ainda hoje pouco discutida sendo uma área praticamente desconhecida mesmo quando se tem alterações significativas no perfil da força de trabalho feminina. Conhecer essa realidade é necessário para buscar soluções para enfrentar esses desafios, assim as instituições podem adotar políticas e práticas que promovam a igualdade de gênero. Isso inclui a promoção de oportunidades de formação e emprego para as mulheres em áreas tradicionalmente masculinas, o estabelecimento de políticas e programas que combatam o assédio e a discriminação no local de trabalho entre outros.