O propósito deste estudo é explorar a temática da transexualidade na infância e adolescência no âmbito escolar por meio de uma abordagem interdisciplinar que engloba os campos do serviço social e da educação. Seu intuito é fomentar a inclusão social desses indivíduos por meio de pesquisas que enriqueçam a compreensão sobre o assunto e, assim, desafiar a homofobia e a marginalização. O foco central reside na importância de salvaguardar os direitos sociais, civis e educacionais desses sujeitos, proporcionando-lhes um espaço de escuta e reconhecimento. Essa abordagem será fundamentada em conceitos como "habitus" e "campo" propostos por Pierre Bourdieu (1992), bem como nas contribuições de outros pesquisadores. O método adotado compreende uma revisão sistemática da literatura existente sobre a transexualidade na infância na adolescência, complementada pela coleta de dados por meio de entrevistas com mães de crianças e adolescentes trans. Experiências relatadas por essas mães serão utilizadas para ilustrar as questões discutidas. Dentre os resultados preliminares, emerge a urgência de garantir direitos fundamentais, notadamente à educação e à inclusão social, para esses indivíduos. Reforça-se, ainda, a importância da colaboração entre diferentes setores, por meio da interseção e do diálogo, para fornecer um suporte integral. Nesse contexto, torna-se essencial garantir o acesso dessas crianças e adolescentes trans ao ambiente educacional, promovendo sua permanência e participação.