Esse trabalho teve como objetivo interligar conteúdos de Química com o cultivo da acerola, promovendo a conscientização ambiental e a importância de hábitos alimentares saudáveis na escola. O projeto consistiu na elaboração e execução de atividades práticas relacionadas ao cultivo de acerola que auxiliem a compreensão dos conteúdos curriculares de Química abordados em sala de aula. As aulas e experimentos foram realizados nas turmas da primeira série do ensino médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Raul Córdula na cidade de Campina Grande/PB, durante a vigência do projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID)/UEPB. Foram desenvolvidos experimentos que puderam contribuir com o desenvolvimento do conhecimento científico dos alunos e que tinham relação com atividades do cotidiano, como a própria agricultura. Durante o desenrolar do projeto foram realizadas práticas como a avaliação do PH do solo e densidade das sementes, as quais são importantes para a compreensão dos conteúdos de Química já vistos e também para a compreensão do que estava sendo trabalhado na horta da escola. A plantação de acerola foi realizada em três diferentes cenários de adubação, sendo que as adubadas com esterco bovino apresentaram um melhor desenvolvimento. Foi possível perceber a importância da utilização de metodologias diferenciadas e contextualizadas para desenvolver o instinto investigativo, autonomia, aprendizado significativo e motivação dos alunos.