Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM NOVO OLHAR PARA A CINEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106588
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 389
    "inscrito_id" => 264
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM NOVO OLHAR PARA A CINEMÁTICA"
    "resumo" => "Ao longo da história, diversas pesquisas têm sido realizadas no campo educacional, buscando discutir propostas efetivas para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito da Metodologia Baseada em Problemas (ABP), usando sequências didáticas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola João Alves Torres no município de Araruna- PB. Inicialmente foram feitas reuniões na escola entre o professor - preceptor e os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Residência pedagógica para elencar estratégias a serem trabalhadas no desenvolvimento da metodologia. Posteriormente foi explanado para gestor da referida escola, as ações que seriam realizadas na instituição de ensino. Simultaneamente houve apresentação da metodologia para a turma mostrando a dinâmica de ensino, e o percurso que os alunos precisariam trilhar nessa etapa de aprendizagem. A formação das equipes se deu por meio de sorteio, ficando cada grupo com 03 componentes, os quais foram atribuídos funções dentro da equipe como: O coordenador um secretário e o colaborador. A primeira Sequência a ser desenvolvida foi referente ao Sistema Internacional de Unidades (SI), no primeiro desafio, foi possível observar certa timidez nos educados, diante das situações - problemas propostas. Por outro lado o trabalho coletivo interligado com as atitudes de resiliência foram fatores determinantes para a superação dos desafios apresentados, gerando novas oportunidades de aprendizagem e fortalecimento das habilidades socioemocionais. As sequências envolvendo Cinemática suas Aplicações e Queda Livre foram desenvolvidas de maneira satisfatória com a participação massiva dos alunos em todas as atividades propostas. Um dos grandes alicerces para um aprendizado significativo é exatamente instigar o aluno a propor soluções para situações problemas do cotidiano de forma que ele possa interpretar e associar o conteúdo proposto a sua vida prática"
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID264_TB389_24032024175436.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DA SILVA LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS LACERDA"
    "autor_email" => "marcosprofisica9@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106588
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 389
    "inscrito_id" => 264
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM NOVO OLHAR PARA A CINEMÁTICA"
    "resumo" => "Ao longo da história, diversas pesquisas têm sido realizadas no campo educacional, buscando discutir propostas efetivas para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito da Metodologia Baseada em Problemas (ABP), usando sequências didáticas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola João Alves Torres no município de Araruna- PB. Inicialmente foram feitas reuniões na escola entre o professor - preceptor e os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Residência pedagógica para elencar estratégias a serem trabalhadas no desenvolvimento da metodologia. Posteriormente foi explanado para gestor da referida escola, as ações que seriam realizadas na instituição de ensino. Simultaneamente houve apresentação da metodologia para a turma mostrando a dinâmica de ensino, e o percurso que os alunos precisariam trilhar nessa etapa de aprendizagem. A formação das equipes se deu por meio de sorteio, ficando cada grupo com 03 componentes, os quais foram atribuídos funções dentro da equipe como: O coordenador um secretário e o colaborador. A primeira Sequência a ser desenvolvida foi referente ao Sistema Internacional de Unidades (SI), no primeiro desafio, foi possível observar certa timidez nos educados, diante das situações - problemas propostas. Por outro lado o trabalho coletivo interligado com as atitudes de resiliência foram fatores determinantes para a superação dos desafios apresentados, gerando novas oportunidades de aprendizagem e fortalecimento das habilidades socioemocionais. As sequências envolvendo Cinemática suas Aplicações e Queda Livre foram desenvolvidas de maneira satisfatória com a participação massiva dos alunos em todas as atividades propostas. Um dos grandes alicerces para um aprendizado significativo é exatamente instigar o aluno a propor soluções para situações problemas do cotidiano de forma que ele possa interpretar e associar o conteúdo proposto a sua vida prática"
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID264_TB389_24032024175436.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DA SILVA LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS LACERDA"
    "autor_email" => "marcosprofisica9@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Ao longo da história, diversas pesquisas têm sido realizadas no campo educacional, buscando discutir propostas efetivas para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito da Metodologia Baseada em Problemas (ABP), usando sequências didáticas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola João Alves Torres no município de Araruna- PB. Inicialmente foram feitas reuniões na escola entre o professor - preceptor e os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Residência pedagógica para elencar estratégias a serem trabalhadas no desenvolvimento da metodologia. Posteriormente foi explanado para gestor da referida escola, as ações que seriam realizadas na instituição de ensino. Simultaneamente houve apresentação da metodologia para a turma mostrando a dinâmica de ensino, e o percurso que os alunos precisariam trilhar nessa etapa de aprendizagem. A formação das equipes se deu por meio de sorteio, ficando cada grupo com 03 componentes, os quais foram atribuídos funções dentro da equipe como: O coordenador um secretário e o colaborador. A primeira Sequência a ser desenvolvida foi referente ao Sistema Internacional de Unidades (SI), no primeiro desafio, foi possível observar certa timidez nos educados, diante das situações - problemas propostas. Por outro lado o trabalho coletivo interligado com as atitudes de resiliência foram fatores determinantes para a superação dos desafios apresentados, gerando novas oportunidades de aprendizagem e fortalecimento das habilidades socioemocionais. As sequências envolvendo Cinemática suas Aplicações e Queda Livre foram desenvolvidas de maneira satisfatória com a participação massiva dos alunos em todas as atividades propostas. Um dos grandes alicerces para um aprendizado significativo é exatamente instigar o aluno a propor soluções para situações problemas do cotidiano de forma que ele possa interpretar e associar o conteúdo proposto a sua vida prática

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.