APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM NOVO OLHAR PARA A CINEMÁTICA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106588 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 389 "inscrito_id" => 264 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM NOVO OLHAR PARA A CINEMÁTICA" "resumo" => "Ao longo da história, diversas pesquisas têm sido realizadas no campo educacional, buscando discutir propostas efetivas para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito da Metodologia Baseada em Problemas (ABP), usando sequências didáticas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola João Alves Torres no município de Araruna- PB. Inicialmente foram feitas reuniões na escola entre o professor - preceptor e os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Residência pedagógica para elencar estratégias a serem trabalhadas no desenvolvimento da metodologia. Posteriormente foi explanado para gestor da referida escola, as ações que seriam realizadas na instituição de ensino. Simultaneamente houve apresentação da metodologia para a turma mostrando a dinâmica de ensino, e o percurso que os alunos precisariam trilhar nessa etapa de aprendizagem. A formação das equipes se deu por meio de sorteio, ficando cada grupo com 03 componentes, os quais foram atribuídos funções dentro da equipe como: O coordenador um secretário e o colaborador. A primeira Sequência a ser desenvolvida foi referente ao Sistema Internacional de Unidades (SI), no primeiro desafio, foi possível observar certa timidez nos educados, diante das situações - problemas propostas. Por outro lado o trabalho coletivo interligado com as atitudes de resiliência foram fatores determinantes para a superação dos desafios apresentados, gerando novas oportunidades de aprendizagem e fortalecimento das habilidades socioemocionais. As sequências envolvendo Cinemática suas Aplicações e Queda Livre foram desenvolvidas de maneira satisfatória com a participação massiva dos alunos em todas as atividades propostas. Um dos grandes alicerces para um aprendizado significativo é exatamente instigar o aluno a propor soluções para situações problemas do cotidiano de forma que ele possa interpretar e associar o conteúdo proposto a sua vida prática" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID264_TB389_24032024175436.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DA SILVA LACERDA" "autor_nome_curto" => "MARCOS LACERDA" "autor_email" => "marcosprofisica9@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106588 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 389 "inscrito_id" => 264 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM NOVO OLHAR PARA A CINEMÁTICA" "resumo" => "Ao longo da história, diversas pesquisas têm sido realizadas no campo educacional, buscando discutir propostas efetivas para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a respeito da Metodologia Baseada em Problemas (ABP), usando sequências didáticas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola João Alves Torres no município de Araruna- PB. Inicialmente foram feitas reuniões na escola entre o professor - preceptor e os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Residência pedagógica para elencar estratégias a serem trabalhadas no desenvolvimento da metodologia. Posteriormente foi explanado para gestor da referida escola, as ações que seriam realizadas na instituição de ensino. Simultaneamente houve apresentação da metodologia para a turma mostrando a dinâmica de ensino, e o percurso que os alunos precisariam trilhar nessa etapa de aprendizagem. A formação das equipes se deu por meio de sorteio, ficando cada grupo com 03 componentes, os quais foram atribuídos funções dentro da equipe como: O coordenador um secretário e o colaborador. A primeira Sequência a ser desenvolvida foi referente ao Sistema Internacional de Unidades (SI), no primeiro desafio, foi possível observar certa timidez nos educados, diante das situações - problemas propostas. Por outro lado o trabalho coletivo interligado com as atitudes de resiliência foram fatores determinantes para a superação dos desafios apresentados, gerando novas oportunidades de aprendizagem e fortalecimento das habilidades socioemocionais. As sequências envolvendo Cinemática suas Aplicações e Queda Livre foram desenvolvidas de maneira satisfatória com a participação massiva dos alunos em todas as atividades propostas. Um dos grandes alicerces para um aprendizado significativo é exatamente instigar o aluno a propor soluções para situações problemas do cotidiano de forma que ele possa interpretar e associar o conteúdo proposto a sua vida prática" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID264_TB389_24032024175436.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DA SILVA LACERDA" "autor_nome_curto" => "MARCOS LACERDA" "autor_email" => "marcosprofisica9@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }