A Residência Pedagógica é, em termos gerais, um incentivo às práticas de iniciação à docência, visando formar profissionais comprometidos com a educação brasileira. Este artigo oferece uma perspectiva sobre as contribuições desse programa de formação docente, apresentando-se como um relato de experiência envolvendo essa contribuição do programa com a formação em licenciatura, assim como os desafios envolvidos com esse desenvolvimento profissional na graduação. A intenção é compartilhar e analisar as lacunas observadas dentro e fora do espaço da residência pedagógica, oferecendo a comparação com o que é oferecido na própria licenciatura de história, eximindo as deficiências identificadas na formação acadêmica, especialmente durante o estágio supervisionado, e problematizar como essas lacunas podem impactar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes de licenciatura. A pesquisa compara essas deficiências presentes na graduação com as experiências de prática da residência pedagógica, na qual é proporcionado espaço mais amplo para ser trabalhado o ser docente, sendo capaz de desenvolver metodologias teóricas na prática, equilibrando a consistência de um apoio e orientação de outros profissionais da educação, contribuindo de maneira significativa para o campo da docência. O objetivo é destacar a perspectiva do que foi desenvolvido com a prática docente exercida como residente na Residência Pedagógica, contribuindo para uma formação profissional na graduação em licenciatura.