O estudo prático sobre a obtenção do teor de etanol na gasolina como tema gerador no ensino de química contribui para uma formação mais ampla e contextualizada dos estudantes, preparando-os para compreender e atuar em questões científicas e sociais relevantes. Assim, este trabalho teve como objetivo abordar a utilização da determinação do teor de etanol na gasolina como ponto central para promover o aprendizado prático de química. As atividades foram desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/UEPB (PIBID) desenvolvido na ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho, Alagoa Nova- Pb, em turmas da 3a série do Ensino Médio. Na metodologia, foram aplicadas atividades experimentais e ao utilizar esse tema gerador, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender a importância do controle de qualidade de combustíveis, além de explorar técnicas experimentais e conceitos químicos relacionados à separação e análise de misturas. A abordagem prática desse tema permitiu aos alunos uma observação direta da aplicação da química em situações do cotidiano, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades experimentais, interpretativas e críticas. De acordo com os resultados, a determinação do etanol na gasolina, foi um ponto de partida para explorar diversos aspectos da química, estimulando o interesse dos estudantes e promovendo uma compreensão mais ampla e contextualizada da disciplina.