O relato descreve minha experiência como professor residente de física na Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida nas turmas de 3º ano do Ensino Médio. No começo, meu objetivo era estabelecer uma relação sólida com os alunos, compreender suas necessidades individuais e adaptar meu estilo de ensino de acordo com cada turma. Foi utilizada uma metodologia dinâmica, combinando métodos tradicionais e recursos tecnológicos para manter os alunos engajados e promover uma aprendizagem significativa. Exploramos temas do currículo de física, aplicando conceitos teóricos à prática por meio de estudos de caso e atividades experimentais. No entanto, encontrei dificuldades relacionadas ao nível de conhecimento prévio dos alunos, especialmente em temas básicos de matemática. Para superar essas dificuldades, adaptei minha abordagem, proporcionando uma revisão de conceitos de anos letivos anteriores. Apesar dos desafios, os alunos mostraram uma rápida evolução diante do material apresentado. Em conclusão, a experiência como professor residente foi desafiadora e enriquecedora. A adaptação às necessidades dos alunos e a colaboração com colegas foram fundamentais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Essa vivência não apenas aprimorou minhas habilidades pedagógicas, mas também contribuiu para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado positivo e estimulante.