EXPLORANDO O CONCEITO DE FUNÇÃO INVERSA NA PLATAFORMA MATHIGON
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106471 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "EXPLORANDO O CONCEITO DE FUNÇÃO INVERSA NA PLATAFORMA MATHIGON" "resumo" => "Neste relato de experiência da Residência Pedagógica, é descrita uma experiência docente voltada ao ensino de diferentes atividades para alunos do 1ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica José Leite, localizada em Monteiro-PB, enfatizando a relevância do tema e a importância de métodos de ensino significativos. O objetivo do relatório é fornecer aos alunos uma compreensão ampla e abrangente dos conceitos de função inversa usando a plataforma Mathigon, a fim de que os alunos possam compreender e aplicar esses conceitos para trabalhar em uma variedade de situações matemáticas do mundo real. Em vez de apenas transmitir conhecimentos teóricos, buscamos incentivar o desenvolvimento de algumas competências, como por exemplo, o pensamento crítico, a resolução de problemas e colaboração através de atividades práticas e discussões em grupo. Para tanto, foi utilizado um método que consiste em quatro partes: apresentação de informações em situações reais, pesquisa interativa na plataforma Mathigon, exercícios e correções utilizando recursos multimídia e resumo dos principais acontecimentos. A discussão mostra a eficácia das estratégias utilizadas, aumenta a participação dos alunos e conecta os novos conhecimentos com as experiências anteriores. Ademais, na conclusão enfatiza-se o progresso na compreensão de conceitos, a importância da aprendizagem significativa e contextual, em que nosso objetivo é que os alunos sejam capazes de usar funções inversas de forma independente, compreendam sua importância e aplicabilidade em diversas áreas da Matemática, estimulando a reflexão de futuros desafios em suas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID40_TB260_15032024142446.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA PEREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "Maria Eduarda" "autor_email" => "maria.eduarda.tavares@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106471 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "EXPLORANDO O CONCEITO DE FUNÇÃO INVERSA NA PLATAFORMA MATHIGON" "resumo" => "Neste relato de experiência da Residência Pedagógica, é descrita uma experiência docente voltada ao ensino de diferentes atividades para alunos do 1ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica José Leite, localizada em Monteiro-PB, enfatizando a relevância do tema e a importância de métodos de ensino significativos. O objetivo do relatório é fornecer aos alunos uma compreensão ampla e abrangente dos conceitos de função inversa usando a plataforma Mathigon, a fim de que os alunos possam compreender e aplicar esses conceitos para trabalhar em uma variedade de situações matemáticas do mundo real. Em vez de apenas transmitir conhecimentos teóricos, buscamos incentivar o desenvolvimento de algumas competências, como por exemplo, o pensamento crítico, a resolução de problemas e colaboração através de atividades práticas e discussões em grupo. Para tanto, foi utilizado um método que consiste em quatro partes: apresentação de informações em situações reais, pesquisa interativa na plataforma Mathigon, exercícios e correções utilizando recursos multimídia e resumo dos principais acontecimentos. A discussão mostra a eficácia das estratégias utilizadas, aumenta a participação dos alunos e conecta os novos conhecimentos com as experiências anteriores. Ademais, na conclusão enfatiza-se o progresso na compreensão de conceitos, a importância da aprendizagem significativa e contextual, em que nosso objetivo é que os alunos sejam capazes de usar funções inversas de forma independente, compreendam sua importância e aplicabilidade em diversas áreas da Matemática, estimulando a reflexão de futuros desafios em suas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID40_TB260_15032024142446.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA PEREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "Maria Eduarda" "autor_email" => "maria.eduarda.tavares@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }