Neste relato de experiência da Residência Pedagógica, é descrita uma experiência docente voltada ao ensino de diferentes atividades para alunos do 1ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica José Leite, localizada em Monteiro-PB, enfatizando a relevância do tema e a importância de métodos de ensino significativos. O objetivo do relatório é fornecer aos alunos uma compreensão ampla e abrangente dos conceitos de função inversa usando a plataforma Mathigon, a fim de que os alunos possam compreender e aplicar esses conceitos para trabalhar em uma variedade de situações matemáticas do mundo real. Em vez de apenas transmitir conhecimentos teóricos, buscamos incentivar o desenvolvimento de algumas competências, como por exemplo, o pensamento crítico, a resolução de problemas e colaboração através de atividades práticas e discussões em grupo. Para tanto, foi utilizado um método que consiste em quatro partes: apresentação de informações em situações reais, pesquisa interativa na plataforma Mathigon, exercícios e correções utilizando recursos multimídia e resumo dos principais acontecimentos. A discussão mostra a eficácia das estratégias utilizadas, aumenta a participação dos alunos e conecta os novos conhecimentos com as experiências anteriores. Ademais, na conclusão enfatiza-se o progresso na compreensão de conceitos, a importância da aprendizagem significativa e contextual, em que nosso objetivo é que os alunos sejam capazes de usar funções inversas de forma independente, compreendam sua importância e aplicabilidade em diversas áreas da Matemática, estimulando a reflexão de futuros desafios em suas práticas pedagógicas.