Este artigo diz respeito a uma experiência de regência no âmbito do Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande, focada no tema de figuras semelhantes. A base teórica para nossa abordagem pedagógica foi a metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência foi realizada com 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II na Escola Padre Antonino, situada em Campina Grande, Paraíba, no período de 21 de agosto a 20 de setembro de 2023, totalizando 21 aulas. Durante as aulas 13 e 14 identificamos que muitos dos alunos enfrentaram desafios significativos ao aprender sobre o conceito de figuras semelhantes. Esta dificuldade está relacionada à falta de compreensão das operações básicas, especificamente a operação de divisão. Notamos que essas dificuldades ressaltam a importância de adaptar o ensino para atender às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma base matemática sólida. Essas dificuldades com operações básicas têm sido um desafio recorrente na história da educação matemática, manifestando-se em diversos períodos históricos e contextos educacionais. A observação de que as dificuldades com operações básicas persistem na educação atual destaca a necessidade contínua de desenvolver abordagens didáticas que enfatizem a compreensão conceitual e a prática regular dessas operações a fim de proporcionar aos alunos a compreensão das operações básicas. Entendemos ser esta questão fundamental para o sucesso dos alunos na Matemática e em tópicos mais avançados.