PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANALISANDO FENÔMENOS OBSERVADOS NO COTIDIANO
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106536 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 284 "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANALISANDO FENÔMENOS OBSERVADOS NO COTIDIANO" "resumo" => "Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de química está relacionada à abstração dos conceitos e a falta de conexão entre os conceitos químicos abordados em sala de aula e sua aplicação prática no cotidiano. Muitos alunos têm dificuldade em perceber como os princípios químicos estão presentes em situações reais, o que pode reduzir o interesse e a motivação para aprender. Essas dificuldades ressaltam a importância de abordagens inovadoras e práticas no ensino de química, que busquem superar esses obstáculos por meio de atividades contextualizadas, experimentação e uma linguagem acessível aos estudantes. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo analisar como as práticas experimentais relacionadas aos fenômenos químicos do cotidiano podem facilitar a compreensão dos estudos em química. Para isso, foram realizadas atividades experimentais relacionadas a fenômenos observados no cotidiano com estudantes da 2ª série do Ensino Médio da ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho durante o desenvolvimento de projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UEPB. Assim, foi possível analisar que ao conectar a teoria com a prática, os alunos puderam adquirir uma compreensão mais profunda dos conceitos químicos, além de desenvolver habilidades de observação, análise crítica e pensamento científico. Essa abordagem também promoveu a contextualização do ensino de química, mostrando como os princípios estudados em sala de aula se manifestam no mundo real." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID284_TB334_20032024154458.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS JOSE DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS JOSE D" "autor_email" => "vinijoseduda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106536 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 284 "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ANALISANDO FENÔMENOS OBSERVADOS NO COTIDIANO" "resumo" => "Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de química está relacionada à abstração dos conceitos e a falta de conexão entre os conceitos químicos abordados em sala de aula e sua aplicação prática no cotidiano. Muitos alunos têm dificuldade em perceber como os princípios químicos estão presentes em situações reais, o que pode reduzir o interesse e a motivação para aprender. Essas dificuldades ressaltam a importância de abordagens inovadoras e práticas no ensino de química, que busquem superar esses obstáculos por meio de atividades contextualizadas, experimentação e uma linguagem acessível aos estudantes. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo analisar como as práticas experimentais relacionadas aos fenômenos químicos do cotidiano podem facilitar a compreensão dos estudos em química. Para isso, foram realizadas atividades experimentais relacionadas a fenômenos observados no cotidiano com estudantes da 2ª série do Ensino Médio da ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho durante o desenvolvimento de projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UEPB. Assim, foi possível analisar que ao conectar a teoria com a prática, os alunos puderam adquirir uma compreensão mais profunda dos conceitos químicos, além de desenvolver habilidades de observação, análise crítica e pensamento científico. Essa abordagem também promoveu a contextualização do ensino de química, mostrando como os princípios estudados em sala de aula se manifestam no mundo real." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID284_TB334_20032024154458.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS JOSE DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS JOSE D" "autor_email" => "vinijoseduda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }