O presente relato visa refletir sobre algumas das aulas ministradas por residentes - vinculados ao Programa de Residência Pedagógica/Letras- Português/UEPB/Campus I, financiado pela Capes, cota 2022-2024 -, cujas experiências foram realizadas numa turma de 6º ano do ensino fundamental II, em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Campina Grande/PB. Optamos por restringir a discussão em torno de uma sequência didática, que teve como tema transversal o racismo, atrelado ao conteúdo linguístico de Língua Portuguesa, exercendo, assim, a interdisciplinaridade. Para tanto, discutimos em sala o uso de palavras de origem racista, como elas surgiram e como podemos substituí-las por outras. Nesse processo, os alunos produziram um dicionário antirracista, que foi exposto na Mostra Pedagógica da escola, que contou com a participação da comunidade e da diretora da 3a. Região de Ensino. Para isso, partimos dos preceitos teóricos de Mendonça (2006), Bezerra e Reinaldo (2020) e Ferreira (2012), que auxiliaram, tanto no andamento das aulas, como no auxílio da elaboração do dicionário.