DESCOBRINDO O UNIVERSO EM QUADRINHOS: PROJETOS EDUCACIONAIS SOBRE A ORIGEM DA VIDA E DO COSMOS
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106278 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 591 "titulo" => "DESCOBRINDO O UNIVERSO EM QUADRINHOS: PROJETOS EDUCACIONAIS SOBRE A ORIGEM DA VIDA E DO COSMOS" "resumo" => "A aplicação da sequência de ensino "Explorando o tema 'A Origem do Universo e da Vida Cósmica usando Aprendizagem Baseada em Projetos'" é uma abordagem inovadora e envolvente para a educação sobre o universo e a vida cósmica. Esta sequência de ensino está dividida em três partes principais, cada uma cobrindo um aspecto essencial do tema geral. Na primeira seção, os alunos exploram a intrigante questão “Estamos sozinhos no universo?” Esta seção incentiva os alunos a investigar a existência de vida extraterrestre e a diversidade do universo. Eles podem realizar pesquisas, assistir a vídeos e discutir teorias e evidências relacionadas à busca por vida fora da Terra. A segunda parte da sequência centra-se no tema “O céu visto da Terra”. Aqui, os alunos mergulham no aprendizado observando o céu noturno, aprendendo sobre constelações, planetas e outros corpos celestes. Eles podem usar o aplicativo Stellarium para fazer observações práticas, identificar constelações e aprender como a posição da Terra afeta o que vemos no céu. A terceira parte explora a “evolução estelar”. Os alunos aprendem sobre o ciclo de vida das estrelas, desde a formação até a morte, e como isso afeta seus sistemas. Eles também podem explorar a relação entre as estrelas e as origens dos elementos químicos. Ao longo da sequência, os alunos trabalham na criação de uma história em quadrinhos (HQ) resumindo os conhecimentos adquiridos. A história em quadrinhos servirá como produto final de uma publicação educativa para ajudar a difundir o conhecimento para outros estudantes e interessados. Incluirá informações sobre como identificar estrelas no céu, técnicas de observação e até especulações sobre possíveis formas de vida e exploração espacial." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID591_TB50_24102023221850.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR JOSÉ SANTOS" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorjosesantos1052@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106278 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 591 "titulo" => "DESCOBRINDO O UNIVERSO EM QUADRINHOS: PROJETOS EDUCACIONAIS SOBRE A ORIGEM DA VIDA E DO COSMOS" "resumo" => "A aplicação da sequência de ensino "Explorando o tema 'A Origem do Universo e da Vida Cósmica usando Aprendizagem Baseada em Projetos'" é uma abordagem inovadora e envolvente para a educação sobre o universo e a vida cósmica. Esta sequência de ensino está dividida em três partes principais, cada uma cobrindo um aspecto essencial do tema geral. Na primeira seção, os alunos exploram a intrigante questão “Estamos sozinhos no universo?” Esta seção incentiva os alunos a investigar a existência de vida extraterrestre e a diversidade do universo. Eles podem realizar pesquisas, assistir a vídeos e discutir teorias e evidências relacionadas à busca por vida fora da Terra. A segunda parte da sequência centra-se no tema “O céu visto da Terra”. Aqui, os alunos mergulham no aprendizado observando o céu noturno, aprendendo sobre constelações, planetas e outros corpos celestes. Eles podem usar o aplicativo Stellarium para fazer observações práticas, identificar constelações e aprender como a posição da Terra afeta o que vemos no céu. A terceira parte explora a “evolução estelar”. Os alunos aprendem sobre o ciclo de vida das estrelas, desde a formação até a morte, e como isso afeta seus sistemas. Eles também podem explorar a relação entre as estrelas e as origens dos elementos químicos. Ao longo da sequência, os alunos trabalham na criação de uma história em quadrinhos (HQ) resumindo os conhecimentos adquiridos. A história em quadrinhos servirá como produto final de uma publicação educativa para ajudar a difundir o conhecimento para outros estudantes e interessados. Incluirá informações sobre como identificar estrelas no céu, técnicas de observação e até especulações sobre possíveis formas de vida e exploração espacial." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID591_TB50_24102023221850.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR JOSÉ SANTOS" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorjosesantos1052@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }