O presente relatório tem como objetivo expor e discutir acerca da importância do Programa da Residência Pedagógica (PRP/CAPES) na formação docente do professor de Língua Espanhola, com experiências que reafirmam essa importância. Expondo algumas atividades que foram desenvolvidas em sala de aula, durante o período de intervenção, na Escola Cidadã Integral Técnica José Leite de Souza, nas quais foram apresentados pontos que comprovam essa importância e que foram fundamentais para melhorar o agir docente na escola, ainda dentro do PRP. Desse modo, para a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória na forma de um estudo de caso, seguido de uma pesquisa bibliográfica, pois inicialmente o Residente esteve inserido no contexto escolar, observando e atuando como professor e posteriormente foram feitas pesquisas por teóricos para dar embasamento ao escrito. Para tanto, foi discutido sobre a importância do Programa da Residência Pedagógica partindo de experiências vivenciadas em sala de aula no componente curricular de Língua Espanhola, mostrando como os planejamentos de plano de aula, atividades, erros e acertos foram importantes para o processo de formação do docente. Com tudo, conclui-se que o PRP é importante para a formação inicial, pois permite uma experiência mais “completa” na qual o graduando pode descobrir o seu agir docente.